Proser apresenta ações de promoção à saúde e ao bem-estar do servidor
Publicação:

O Programa de Valorização e Atenção à Saúde Física e Mental dos Servidores (Proser), vinculado ao Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), da Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), apresentou, na manhã desta terça-feira (25), um relato das ações e experiências do programa. Funcionários públicos de várias secretarias estaduais participaram da atividade no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
O evento, que está inserido nas comemorações da Semana do Servidor Público 2016, que se iniciou na segunda-feira (24) e se estende até quinta-feira (27), numa iniciativa da Smarh, teve como palestrante a administradora Renata Quintero Borba, que é servidora pública e integrante da Coordenação Executiva do Proser. A ministrante exibiu um vídeo sobre adoecimento no trabalho e as inúmeras maneiras de o indivíduo evitar ser atingido pelos problemas do dia a dia. Bem como, as atitudes que a pessoa pode assumir para se preservar do estresse e das frustrações diárias geradas no ambiente de trabalho. Sobre a atuação do Proser, Renata ressaltou que a coordenação do programa realiza reunião todas as quintas-feiras para discutir questões sobre promoção da saúde física e mental do servidor, que é um dos objetivos do Proser.
Logo após, foi ministrada a palestra Momentos Estruturantes no Trabalho, cujo objetivo é mostrar as maneiras de a pessoa resgatar os momentos estruturantes de sua existência. A palestrante, autora de livro homônimo, a psicóloga Myrthes Gonzalez, fez referência à qualificação das relações humanas no ambiente de trabalho. Lembrou que o local de trabalho é capaz de estruturar ou desestruturar o indivíduo, uma vez que é o ambiente em que a pessoa passa muitas horas do dia, da semana, do mês. Segundo a psicóloga, a harmonia emocional do indivíduo está efetivamente relacionada com o ambiente, sublinhando que a identidade é permeável ao meio.
Para encerrar, Myrthes Gonzalez, que é facilitadora de biodança há 32 anos, coordenou a atividade Vivências de Biodança, um sistema que favorece o desenvolvimento humano através de vivências integrativas, induzidas pela música e dança. Na atividade que realizou e convidou os servidores a integrar a dinâmica proposta, trouxe a experiência de condução de grupos no Brasil, América Latina e Europa. Bem como, os estudos e conhecimentos adquiridos na direção da Frater Espaço Biocêntrico, que fundou em 1992, em Porto Alegre.
Ascom/Smarh