SARH promove doação de sangue no CAFF
Publicação:
Em alusão ao Dia Nacional da Doação de Sangue, celebrado em dia 25 de novembro, a Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) promoverá, na quinta-feira (24), uma ação para doação de sangue. Com um público de mais de 4 mil pessoas que circulam pelo Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), a grande parte formada por servidores do Estado, a expectativa é contribuir com o maior número possível de doações para o banco de sangue do hemocentro. Uma unidade móvel do hemocentro irá coletar sangue de voluntários das 9h às 18h, no estacionamento externo do CAFF, em frente ao Banrisul.
Com a doação os servidores também estarão cuidando da própria saúde, fazendo gratuitamente exames para a determinação do Grupo Sanguíneo e Fator RH, realizando exame clínico, exames laboratoriais, recebendo orientação e encaminhamento para o tratamento de qualquer doença identificada.
Conforme o artigo 2º da Lei Nº 1075 de 27/03/1950, que dispõe sobre a doação voluntária de sangue, será dispensado do ponto, do dia da doação o Funcionário Público Civil, de Autarquia ou Militar que comprovar sua contribuição para tais bancos.
Por que doar Sangue
Todos os dias, infelizmente, acontecem acidentes. Pessoas sofrem cirurgias de urgência. Elas aguardam que pessoas façam um gesto de solidariedade e doem sangue para reabilitar a vida. Não só os acidentados precisam de transfusões. Quem sofre queimaduras e os hemofílicos, por exemplo, também necessitam delas.
Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental. Uma simples doação pode salvar muitas vidas.
O que é preciso para doar
Estar em boas condições de saúde;
Levar documento oficial de identidade com foto;
Ter idade entre 16 e 68 anos (menores de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais);
Pesar 50 Kg ou mais;
Não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa;
Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
Alguns impedimentos temporários
Gripe ou febre;
Gravidez;
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Tatuagem ou acumpuntura nos últimos 12 meses;
Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas).
Alguns impedimentos definitivos
Doença de Chagas ou Malária;
Hepatite após os 10 anos de idade;
Ser portador dos vírus HIV (Aids), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV;
Uso de drogas injetáveis.
Informações do Hemorgs. Para saber mais clique aqui.