Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Segunda edição do Ciclo de Palestras pauta Cultura Organizacional

Publicação:

A segunda palestra do Ciclo de Debates Conversando Sobre Gestão Pública contou com a participação de dezenas de servidores na manhã de hoje (24), no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O tema "Cultura Organizacional no Setor Público", foi ministrado pelo Doutor em Administração pela UFRGS, auditor público externo e Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE-RS, Sandro Trescastro Bergue.

O auditor explicou o conceito de Cultura organizacional: “um conjunto de crenças, valores e ações que se projetam em vícios presentes em uma organização”. Um dos pontos abordados pelo palestrante foi a dúvida sobre se a cultura organizacional é gerenciável ou não. “A resposta é sim. A metáfora de um iceberg para representar isto é ótima. A parte aparente são os símbolos, ações, elementos mais fáceis de modificar. O que está embaixo são as crenças e valores. É fácil mexer no que está aparente. O desafio é atuar no que está oculto”, reflete Bergue.

Um dos casos em que a cultura passa por esta mudança, diz o Doutor, é a exigência da sociedade pela transparência. Sobre isso, ele explica: “A cultura da administração pública está passando por esta transformação movida por tensões externas. Hoje as instituições públicas precisam colocar nos seus portais quanto se gastou em diárias e outras despesas, pois a sociedade quer saber. Isso está sendo feito, mas em que medida? Por isso é importante que consigamos reconhecer elementos da cultura organizacional no dia a dia, para realizar uma ação apoiada em valores culturais”.

O Ciclo é uma ação da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos, realizada por meio do Departamento de Planejamento Organizacional (Deorg), mensalmente. O objetivo é estimular o debate de temas relevantes da gestão pública entre os servidores, possibilitando o desenvolvimento constante do pensamento crítico e o surgimento de novas ideias para a modernização da gestão pública. Ao final, os participantes fazem perguntas. Os inscritos participam ainda de uma pesquisa qualitativa e recebem atestados por meio digital.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão