Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Servidores da SPGG concluem curso de Gestão por Processos

Publicação:

- Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Apresentar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão por processos foi o objetivo do curso concluído nesta quinta-feira (29), destinado a servidores da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Organizado pela Subsecretaria de Planejamento (Suplan), a formação teve início na terça-feira (27) e reuniu cerca de 60 servidores de todos os departamentos e assessorias da secretaria, apontados como pontos focais pelos gestores. O trabalho visou ampliar o conhecimento na temática para aprimorar os processos internos da SPGG e, por consequência, as futuras entregas à população.

Ministrado pelo Instituto Publix, consultoria contratada a partir de uma cooperação internacional com o PNUD/ONU, o curso foi precedido de uma capacitação online aos servidores, disponibilizada pela Escola de Governo (EGov) com carga horária de 24 horas, sobre Gestão por Processos Aplicado à Administração Pública.

Na terça-feira, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o curso e a dinâmica da agenda presencial foram apresentadas aos participantes, o que foi seguido na quarta-feira (28) e quinta-feira de apresentações, oficinas e dinâmicas realizadas no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS).

A capacitação dos servidores em Gestão por Processos dará embasamento ao plano da SPGG de formação de um Escritório de Processos no âmbito do Poder Executivo estadual, estrutura que visará promover a melhoria de processos na administração pública do RS.

"Percebemos um grande engajamento dos pontos focais de cada departamento no curso, o que demonstra a relevância do tema e as possibilidades para ser amadurecido e ampliado no âmbito do governo do Estado. A formação dessa rede de pessoas faz com que haja um fortalecimento da pauta dentro da SPGG e abre possibilidade para uma futura ampliação a outras secretarias", destacou a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo.

Gestão por Processos

A Gestão por Processos tem por objetivo a melhoria dos processos com foco na população. É uma abordagem sistemática de gestão que potencializa diretamente o desempenho da organização e prima pela excelência organizacional e agilidade nos processos de trabalho.

WhatsApp Image 2023 06 29 at 18 21 21
Curso foi realizado no auditório do CAFF e da PGE-RS - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão