Servidores da SPGG concluem curso de Gestão por Processos
Publicação:
Apresentar os conceitos, métodos e ferramentas de gestão por processos foi o objetivo do curso concluído nesta quinta-feira (29), destinado a servidores da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Organizado pela Subsecretaria de Planejamento (Suplan), a formação teve início na terça-feira (27) e reuniu cerca de 60 servidores de todos os departamentos e assessorias da secretaria, apontados como pontos focais pelos gestores. O trabalho visou ampliar o conhecimento na temática para aprimorar os processos internos da SPGG e, por consequência, as futuras entregas à população.
Ministrado pelo Instituto Publix, consultoria contratada a partir de uma cooperação internacional com o PNUD/ONU, o curso foi precedido de uma capacitação online aos servidores, disponibilizada pela Escola de Governo (EGov) com carga horária de 24 horas, sobre Gestão por Processos Aplicado à Administração Pública.
Na terça-feira, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), o curso e a dinâmica da agenda presencial foram apresentadas aos participantes, o que foi seguido na quarta-feira (28) e quinta-feira de apresentações, oficinas e dinâmicas realizadas no auditório da Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RS).
A capacitação dos servidores em Gestão por Processos dará embasamento ao plano da SPGG de formação de um Escritório de Processos no âmbito do Poder Executivo estadual, estrutura que visará promover a melhoria de processos na administração pública do RS.
"Percebemos um grande engajamento dos pontos focais de cada departamento no curso, o que demonstra a relevância do tema e as possibilidades para ser amadurecido e ampliado no âmbito do governo do Estado. A formação dessa rede de pessoas faz com que haja um fortalecimento da pauta dentro da SPGG e abre possibilidade para uma futura ampliação a outras secretarias", destacou a subsecretária de Planejamento da SPGG, Carolina Scarparo.
Gestão por Processos
A Gestão por Processos tem por objetivo a melhoria dos processos com foco na população. É uma abordagem sistemática de gestão que potencializa diretamente o desempenho da organização e prima pela excelência organizacional e agilidade nos processos de trabalho.
Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG