Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Tarso debate cooperação Ibero-Americana em Madri

Publicação:

20140228164219cartaz.jpg
Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do RS (Sisparci), premiado pela ONU em 2013, será um dos temas em debate - Foto: Secretaria da Saúde


A convite da Fundação Alternativas, da Espanha, o governador Tarso Genro desembarca em Madri no dia 5 de março para participar do painel de abertura do seminário internacional Cooperação Ibero-Americana e Desenvolvimento. O evento, que ocorre no dia 7, propõe uma reflexão sobre os desafios que confrontam os países da península ibérica e suas implicações nas relações com o Brasil e a América Latina, bem como discutir novas possibilidades de integração, mecanismos transnacionais de promoção do desenvolvimento regional e experiências de renovação da democracia.

O Sistema Estadual de Participação Popular e Cidadã do RS (Sisparci), premiado pela Organização das Nações Unidas em 2013, será um dos temas em debate. Outro assunto que deverá ser objeto de discussão diz respeito aos protestos de junho de 2013, quando mecanismos como o Gabinete Digital foram decisivos para viabilizar a interlocução do governo com os movimentos que ocupavam as ruas.

O plantel de painelistas conta com nomes como o do sociológo português Manuel Carvalho, o economista Ladislau Dowbor, o político e jornalista espanhol Nicolás Sartorius, o secretário-geral Ibero-americano, Enrique Iglesias, o presidente da Fundação Getúlio Vargas, Carlos Ivan Simonsen, o jurista espanhol Antonio Baylos e a ativista Simona Levi, entre outras representações. O secretário-geral de Governo do Rio Grande do Sul, Vinícius Wu, participa da última mesa apresentando o case do Gabinete Digital.

O evento dá continuidade ao seminário “Cenários para o Futuro da Ibero-América”, realizado em julho de 2013 em Lisboa pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Na ocasião, o governador Tarso Genro integrou a mesa "Novas relações entre Estado e Sociedade: participação e cidadania". Em Madri, o seminário ocorre na sala Simón Bolívar da Casa da América. Além da Fundação Alternativas, colaboram com a realização do evento a Fundação Mario Soares (Portugal), o Centro de Estudos Sociais, o Instituto AlterBrasil (Porto Alegre), o Banco Santander e a Fundação Getúlio Vargas.

Encontro com empresários

Para além do seminário, a agenda do governador em Madri inclui um café da manhã com empresários na Embaixada do Brasil e um almoço empresarial na sede do banco Santander. Nas agendas com empreendedores locais, Tarso apresentará dados sobre o crescimento econômico do Rio Grande do Sul, oportunidades de negócios e os setores mais propícios para atrair investimentos.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão