Tudo Fácil completa 25 anos de atividades

A primeira unidade foi inaugurada em Porto Alegre e agora se expande pelo interior do RS

- Foto: Nabor Goulart / Secom

Com o objetivo de concentrar em um único local os serviços públicos mais procurados pelos cidadãos, foi inaugurada em 1º de junho de 1998 a primeira unidade do Tudo Fácil, em Porto Alegre. Ao longo de 25 anos, vários órgãos do Estado passaram a prestar, no mesmo endereço, serviços que até então eram realizados em locais distintos, facilitando assim o acesso para a população.

Ao todo, o Tudo Fácil, cuja gestão está a cargo da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), oferece cerca de 60 serviços presenciais. Estão disponíveis desde a emissão de documentos essenciais, como a primeira via da identidade e do CPF, até serviços municipais e relacionados a outros órgãos do Estado, como DetranRS, FGTAS e IPE Saúde. Também fazem parte da lista serviços de água e energia.

“Expandir os serviços do Tudo Fácil significa trazer para milhares de cidadãos a comodidade de encontrar, em um único endereço, serviços essenciais. Queremos levar o Tudo Fácil para centros de grande circulação e consolidá-lo como referência no dia a dia dos gaúchos”, frisa a secretária da SPGG, Danielle Calazans. Para o segundo semestre de 2023 está prevista também a inauguração de uma unidade em Pelotas, no sul do estado, a quinta no interior do RS.

Porto Alegre conta hoje com duas unidades em atendimento, o Tudo Fácil Zona Norte, inaugurado em 2006, agora situado no 3º andar do Bourbon Shopping Wallig (Av. Assis Brasil, nº 2611), atendendo moradores de bairros próximos e também da Região Metropolitana, e o Tudo Fácil Zona Sul (Av. Wenceslau Escobar, nº 2666), aberto em 2010 no bairro Tristeza. Para o segundo semestre de 2023, está prevista a abertura da nova unidade na região central da Capital, no POP Center.

Além das unidades de Porto Alegre, que em 2019 atenderam 1,2 milhão de pessoas, o Tudo Fácil conta com quatro unidades no interior do estado, localizadas em Lajeado, Caxias do Sul, Passo Fundo e Rio Grande. Até maio de 2023, foram realizados, ao todo, 273.380 atendimentos nas unidades do Tudo Fácil no Rio Grande do Sul, sendo 92.411 no interior, 138.331 na Capital — 108.989 apenas na Unidade Zona Norte — e 42.638 por ouvidoria, chat e teleatendimento.

Autoatendimento

Em novembro de 2022, foi inaugurada no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) a unidade de autoatendimento do Tudo Fácil, instalada no térreo do prédio. O local conta com 10 estações, que servem de acesso para os serviços digitais disponíveis através do site rs.gov.br. A plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul disponibiliza 94% de seus 739 serviços digitalmente. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.

- Tudo Fácil: saiba mais sobre as unidades, serviços prestados e horários de atendimentos

Texto: Karine Paixão/Ascom SPGG