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Unidade de autoatendimento do Tudo Fácil é inaugurada no CAFF

Espaço no Centro Administrativo conta com 10 estações que podem ser utilizadas por qualquer cidadão

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- Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG

Foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (24/11) a unidade de autoatendimento do Tudo Fácil no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre. O espaço instalado no térreo do prédio, sede de diversas secretarias e órgãos do governo estadual, contará com 10 estações, que poderão ser utilizadas por qualquer cidadão para acesso aos mais de 650 serviços digitais disponibilizados na plataforma rs.gov.br. A inauguração contou com a presença do titular da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Claudio Gastal, da diretora do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), Caroline Benedetti, do subsecretário de Administração da SPGG, Rômulo Campos, entre outras lideranças.

Situado na região central da capital gaúcha, na Av. Borges de Medeiros, 1501, o CAFF conta com uma circulação diária de aproximadamente 5 mil pessoas, entre servidores, trabalhadores terceirizados e cidadãos em geral. A unidade de autoatendimento ocupa uma área de 59 metros quadrados e contará ainda com uma pequena praça de serviços, com acesso a caixas eletrônicos, que serão instalados em breve, e máquinas de café e snacks. Para orientar o uso dos equipamentos pelo público, a unidade contará com dois estagiários por turno no local, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Diferentemente dos outros espaços do Tudo Fácil na Capital (Zona Sul e Zona Norte), a unidade do CAFF será unicamente para autoatendimento, sem guichês de atendimento presencial. Coordenada no governo estadual pela SPGG, a instalação contou também com o apoio da SOP e da Secretaria de Comunicação (Secom) e visa também ampliar a inclusão digital da população.

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Unidade ocupa espaço no térreo do Centro Administrativo Fernando Ferrari - Foto: Lucas Motzkus, Ascom/SPGG


"Neste Tudo Fácil trabalhamos com o conceito de autoatendimento, na busca também por ampliar a inclusão digital da população. Nunca vamos perder a questão do atendimento físico, mas a ideia é que o cidadão tenha cada vez mais autonomia para acessar os serviços digitalmente. Hoje o estado do Rio Grande do Sul conta com mais de 650 serviços disponíveis e estamos trabalhando para ampliar cada vez mais", destacou Gastal.

O Tudo Fácil conta com outras duas unidades em Porto Alegre, estas, no momento, com atendimento presencial (Zona Norte e Zona Sul), e três em cidades do interior (Caxias do Sul, Lajeado e Rio Grande).

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Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão