Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

14º ciclo de monitoramento destaca investimentos produtivos e tecnológicos

Publicação:

2013092517391114_ciclo___2.1.jpg
Dinâmica das reuniões passou por ajustes e está mais concentrada e objetiva - Foto: Assessoria de Imprensa SGG

A Sala de Gestão analisou na tarde desta quarta-feira (25), o objetivo estratégico 2.1, que visa aumentar o investimento produtivo e tecnológico e fortalecer as cadeias produtivas e os arranjos produtivos locais. Coordenada pelo governador Tarso Genro, a R5, reunião final do ciclo de monitoramento, tem como meta alinhar encaminhamentos e auxiliar no processo de solução de entraves.

O objetivo 2.1 é composto por 12 projetos estratégicos. De acordo com o monitoramento do 14º ciclo, cinco deles estão em andamento normal: Microcrédito Gaúcho, Política Industrial, Mais Água Mais Renda, RS Tecnópole – Parques e Pólos Tecnológicos e Cadeias produtivas e APLs. Apresentam algum atraso ou entrave os projetos do Plano Diretor do Turismo, SUASA, ProUni-RS, Indústria Oceânica, Irrigando a Agricultura Familiar, Fortalecimento da Agricultura Familiar e Desigualdades Regionais.

Segundo o secretário-geral de Governo, Vinícius Wu, a dinâmica das reuniões passou por ajustes e ficará ainda mais concentrada, objetiva e voltada para a tomada de decisões. “Os projetos não possuem mais problemas de recurso. O nosso maior desafio é aumentar a execução e, para isso, é necessário que as secretarias se foquem ainda mais no ciclo de monitoramento para não comprometer as metas do próximo ano”, disse.

Principais resultados do objetivo estratégico

No decorrer da reunião, foi informado que o projeto Irrigando a Agricultura Familiar capacitou 1.420 agricultores para conservação e usos múltiplos da água. Além disso, foram contratados 1.091 projetos de armazenamento e 47 máquinas e equipamentos para perfuração de poços e construção de açudes.

O programa Mais Água Mais Renda também obteve bons resultados. Foram aprovados 1.714 projetos, sendo que 194 contratos de financiamento já foram assinados para irrigação de diversificadas culturas, especialmente de milho, soja, feijão e pastagem.

O Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) também apresenta avanços. Desde o início do governo, foram reestruturadas 61 Unidades locais de atendimento (IVZs), adquiridos 60 veículos, capacitados 408 médicos veterinários e realizadas 2.312 barreiras volantes de fiscalização agropecuárias.

O programa Microcrédito também caminha em ritmo acelerado, visto que já financiou R$ 224,92 milhões, que beneficiaram 32.602 micros e pequenos empreendedores, em 371 municípios, nas 24 regiões do Estado. Já o projeto RS Tecnópole apoiou oito incubadoras, 16 parques tecnológicos e 63 pólos tecnológicos.

No setor da Indústria Oceânica, nove novas empresas já possuem licença para instalação, seis indústrias gaúchas já estão fornecendo à indústria oceânica e duas novas plataformas da Petrobrás (P75 e P77) serão construídas em estaleiros de Rio Grande. Rio Grande também capacitou 600 trabalhadores.

Para contribuir com o Fortalecimento da Agricultura Familiar, foram realizadas 36 feiras. Além disso, 13.697 famílias produtoras de leite receberam assistência técnica, 9.447 agricultores foram capacitados para agroecologia e agroindústria e 168 agricultores estão sendo beneficiados com a venda de produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Agendas positivas

27/09/2013 – Lançamento da marca turística do Rio Grande do Sul – Palácio Piratini

17/10/2013 – Inauguração do Parque Científico e Tecnológico do Planalto Médio – UPF

23/10/2013 – Inauguração das obras do Parque Científico e Tecnológico Regional - TecnoUnisc

30/10/2013 – II Conferência Estadual de APLs

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão