Balada Segura será lançada em Pelotas nesta quarta-feira
Publicação:
O Governo do Estado e o município de Pelotas assinam convênio para a implantação da Operação Balada Segura no município. A cerimônia ocorrerá no salão nobre da prefeitura municipal, às 17h, desta quarta-feira (07). A primeira blitz educativa do projeto na cidade acontecerá na sequência e, já à noite, haverá o início das ações de fiscalização.
Participam do evento o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, representantes do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, além do prefeito Eduardo Leite e de secretários municipais.
A Operação Balada Segura é um conjunto de ações que busca principalmente coibir a embriaguez ao volante, mas que hoje se estende à prevenção dos principais fatores de risco no trânsito. As blitze caracterizam-se por serem realizadas nos períodos da noite e madrugada, com a solicitação do teste do bafômetro a todos os condutores abordados, incorporando ações de educação e de comunicação.
Números
Com uma frota em circulação de 170.133 veículos automotores e 328.275 habitantes, Pelotas tem um índice de motorização de 51,7. Isso significa que há mais de 50 veículos para cada 100 habitantes, dado muito próximo ao de Porto Alegre (53,9) e ligeiramente superior ao da média do Estado (51,5). O índice de acidentalidade fatal, porém, é de 22,54 vítimas por 100 mil habitantes - três vezes maior do que o de Porto Alegre, que é de 7,9 mortes por cem mil habitantes. Em 2012, foram 74 vítimas fatais, 47 delas como resultado de acidentes em vias municipais.
"Esses números mostram a necessidade da adoção de medidas imediatas. Estamos fazendo a nossa parte nesse processo, trabalhando a Balada Segura como uma política pública. É muito bom ver que a iniciativa passará a fazer parte da vida dos pelotenses e que contribuirá para preservar a vida de muitos deles", destacou o diretor-presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer.
Com informações: Eunice Gruman