SPGG conclui participação em missão internacional na Índia
Visita organizada pelo Consad teve como foco transformação digital e o fortalecimento da gestão pública
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O secretário adjunto da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Bruno Silveira, e o subsecretário de Administração, Alan Tosta, participaram nesta semana de uma missão de cinco dias na Índia com a iniciativa de conhecer melhorias de governo digital e soluções tecnológicas a serem aplicadas no Rio Grande do Sul. Com foco na transformação digital e no fortalecimento da gestão pública, temas estratégicos para o avanço da inovação e da prestação de serviços digitais no estado, os gestores realizaram encontros e reuniões com autoridades políticas do país asiático e empresas de tecnologia do ramo.
A agenda, organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), teve início na segunda-feira (19) em Bangalore, um dos principais polos de inovação da Índia, com visitas a empresas e autoridades do Estado de Karnataka. A partir de quarta-feira (21), a Missão Índia continuou em Nova Déli, capital indiana, e incluiu visitas à embaixada brasileira no país e a órgãos federais indianos da indústria de tecnologia da informação e serviços.
“A Índia, assim como o Brasil, é um país em desenvolvimento, e hoje eles são um país que está na vanguarda do progresso tecnológico na área de software. Essa missão nos mostra que possibilidades de acelerar o processo de transformação digital no estado, especialmente para aqueles que mais precisam”, ressaltou Bruno Silveira.
Roteiro em Bangalore
A Missão Índia teve início na manhã de segunda-feira (19) em Bangalore, no sul da Índia. Na parte da manhã, foram realizadas visitas à eMudhra, empresa especializada em soluções de identidade digital e segurança cibernética. A empresa é um dos maiores provedores de Certificados Digitais e Autoridades Certificadoras do país. À tarde, os representantes da SPGG visitaram a Infosys, empresa desenvolvedora de serviços digitais para a administração pública do país mais populoso do mundo. A reunião apresentou o modelo de transformação digital aplicado a governos, soluções de inovação em serviços públicos e estrutura de formação técnica em larga escala.
Na terça-feira (20), as reuniões envolveram as autoridades e a própria estrutura governamental indiana. A comitiva do Consad se reuniu em agenda com o governo do Estado de Karnataka, responsável pelo 4º maior hub de tecnologia do mundo. As autoridades apresentaram as políticas de inovação, parcerias público-privadas e estratégias digitais voltadas à modernização da gestão pública e à inclusão digital em andamento na província indiana.
Na parte da tarde, a comitiva conheceu o Centro de Infraestrutura Pública Digital (sigla CDPI, em inglês) do estado indiano, referência internacional no desenvolvimento de soluções digitais públicas de código aberto. A agenda incluiu apresentação institucional, modelos de governança e a demonstração de plataformas como Aadhaar, UPI e DigiLocker.
A agenda, organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad), teve início na segunda-feira (19) em Bangalore, um dos principais polos de inovação da Índia, com visitas a empresas e autoridades do Estado de Karnataka. A partir de quarta-feira (21), a Missão Índia continuou em Nova Déli, capital indiana, e incluiu visitas à embaixada brasileira no país e a órgãos federais indianos da indústria de tecnologia da informação e serviços.
“A Índia, assim como o Brasil, é um país em desenvolvimento, e hoje eles são um país que está na vanguarda do progresso tecnológico na área de software. Essa missão nos mostra que possibilidades de acelerar o processo de transformação digital no estado, especialmente para aqueles que mais precisam”, ressaltou Bruno Silveira.
Roteiro em Bangalore
A Missão Índia teve início na manhã de segunda-feira (19) em Bangalore, no sul da Índia. Na parte da manhã, foram realizadas visitas à eMudhra, empresa especializada em soluções de identidade digital e segurança cibernética. A empresa é um dos maiores provedores de Certificados Digitais e Autoridades Certificadoras do país. À tarde, os representantes da SPGG visitaram a Infosys, empresa desenvolvedora de serviços digitais para a administração pública do país mais populoso do mundo. A reunião apresentou o modelo de transformação digital aplicado a governos, soluções de inovação em serviços públicos e estrutura de formação técnica em larga escala.
Na terça-feira (20), as reuniões envolveram as autoridades e a própria estrutura governamental indiana. A comitiva do Consad se reuniu em agenda com o governo do Estado de Karnataka, responsável pelo 4º maior hub de tecnologia do mundo. As autoridades apresentaram as políticas de inovação, parcerias público-privadas e estratégias digitais voltadas à modernização da gestão pública e à inclusão digital em andamento na província indiana.
Na parte da tarde, a comitiva conheceu o Centro de Infraestrutura Pública Digital (sigla CDPI, em inglês) do estado indiano, referência internacional no desenvolvimento de soluções digitais públicas de código aberto. A agenda incluiu apresentação institucional, modelos de governança e a demonstração de plataformas como Aadhaar, UPI e DigiLocker.
Nova Déli
A Missão Índia continuou as atividades na capital indiana na quarta-feira (21) em agenda técnica no Data Security Council of India (DSCI), entidade que lidera políticas de cibersegurança, privacidade e governança da informação no país. O encontro apresentou as diretrizes indianas para proteção de dados, uso ético de tecnologias e articulação entre governos e setor privado. A programação de quarta ainda incluiu visita institucional à Embaixada do Brasil em Nova Délhi, com foco em cooperação internacional para o avanço da transformação digital.
Na quinta (22), a Missão Índia visitou a Unique Identification Authority of India (UIDAI). A empresa é responsável pela gestão do maior sistema de identidade digital do mundo, o Aadhaar. Com mais 1,3 bilhão de cidadãos registrados, o Aadhaar é referência global em inclusão, autenticação segura e acesso a serviços públicos. A visita permitiu conhecer de perto as estratégias da Índia em governança de dados, interoperabilidade de sistemas e inovação centrada no cidadão.
Ainda na capital indiana, a comitiva teve reunião institucional com o Ministério das Telecomunicações da Índia. A pasta do país asiático apresentou as políticas nacionais de conectividade digital do país, além do plano de expansão da infraestrutura de 5G, de inclusão digital e de estratégias de integração tecnológica entre governo, setor privado e sociedade. Também foram apresentadas iniciativas regulatórias e oportunidades para cooperação internacional.
A Missão Índia encerrou nesta sexta-feira (23) com a ida da comitiva brasileira à sede da HCL Technologies, multinacionais da área de tecnologia da informação, engenharia e transformação digital. Reconhecida globalmente, a HCL apresentou soluções desenvolvidas para governos em diversas partes do mundo, com foco em inovação, automação e eficiência na prestação de serviços públicos. A agenda do dia incluiu uma apresentação institucional no Cybersecurity Experience Center (CEC), onde os gestores brasileiros puderam conhecer estratégias de proteção de dados, segurança digital e uso de inteligência artificial em processos administrativos.
“Nosso objetivo aqui é identificar muito bem essas soluções, essas experiências, e aplicá-las no contexto brasileiro, visando sempre agilidade no serviço público e transformar o estado num estado mais moderno, seja por reuniões que estamos fazendo com grandes empresas multinacionais do mercado, seja com agendas com o Estado e com órgãos governamentais” apontou Alan Tosta.
Texto: Felipe Michalski, Ascom/SPGG