Casa de Cultura abre novas mostras do 2º Prêmio IEAVi de incentivo às artes visuais
Publicação:
O Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) inaugura três exposições individuais na próxima quinta-feira (27), às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ). As mostras foram selecionadas no 2º Prêmio IEAVi - Incentivo à Produção de Artes Visuais e tem entrada franca. São elas: Conhecidos de Vista, da artista Letícia Lampert, na Galeria Augusto Meyer; Relógio Espetacular, do artista Bruno Borne, no Espaço Maurício Rosenblatt, e Estou Aqui Porque Pequei, do artista Leonardo Fanzelau, na Fotogaleria Virgílio Calegari. Veja os detalhes:
Conhecidos de Vista - Letícia Lampert
Partindo de uma pesquisa sobre a oposição entre fachadas e interiores, assim como o ver e ser visto na cidade, os trabalhos que fazem parte da mostra colocam em discussão, de forma crítica e poética, uma situação cada vez mais comum no contexto urbano contemporâneo: prédios com janelas próximas demais. Vistas que não mostram mais a cidade e a paisagem, mas a vida do outro, muito de perto. Constituída a partir da visita a cerca de 40 apartamentos em Porto Alegre e de imagens captadas de janelas de outras cidades, a exposição apresenta fotografias e uma instalação audiovisual.
Relógio Espetacular - Bruno Borne
A mostra consiste em uma vídeo-instalação feito como site-specific para o espaço da Galeria Maurício Rosenblatt na Casa de Cultura Mario Quintana. Sobre as paredes da galeria e em uma grande esfera branca suspensa no ambiente, vemos projeções de animações, produzidas em computação gráfica, de objetos que se movimentam como ponteiros de um relógio. Esferas reflexivas marcam horas, minutos, segundos e décimos de segundo refletindo o espaço da galeria.
Estou Aqui Porque Pequei - Leonardo Fanzelau
"Estou Aqui Porque Pequei" é confessionário e caixa de mágico, ao mesmo tempo e no mesmo espaço. Apesar de habitarem diferentes contextos, a atenção está dirigida apenas ao fator de igualdade, sem atribuir-lhes juízo de valor. Economia de suporte, já que ambos equiparam-se no aspecto funcional: num desaparece o pecado, noutro a assistente do mágico. O dicionário atua como uma bíblia incompleta, com a retirada de um de seus fundamentos-questão. O papel a desempenhar provém do contexto religioso, porém é o artístico que ambiciona provocar. Qual seria o efeito dessa amputação no discurso da arte?
Mostras do 2º Prêmio IEAVi
Abertura: 27 de junho (quinta-feira), às 19h
Encerramento: 4 de agosto de 2013
Locais:
- Conhecidos de Vista, de Letícia Lampert - Galeria Augusto Meyer
3º andar CCMQ
- Relógio Espetacular, de Bruno Borne - Espaço Maurício Rosemblatt
3º andar CCMQ
- Estou Aqui Porque Pequei, de Leonardo Fanzelau - Fotogaleria Virgílio Calegari
7º andar CCMQ
Visitação: Segundas-feiras, a partir das 14h; de terças a sextas, a partir das 9h; sábados, domingos e feriados, a partir das 12h, com encerramento sempre às 21h.
Entrada franca
Texto: Vera Pinto
Foto: Divulgação
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305