SPGG conclui primeira etapa de integração de servidores efetivos e temporários
Servidores foram integrados ao quadro funcional do Estado nos últimos dias
Publicação:

A Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP), divulgou os resultados da primeira etapa de integração dos novos servidores temporários e efetivos do Estado do Rio Grande do Sul. Ao todo, 515 novos servidores participaram das 24 turmas em atividades realizadas por secretários, representantes e lideranças de RH e da SUGEP entre os dias 22 e 30 de abril.
As 24 turmas atenderam a 17 órgãos diferentes do Executivo estadual. Segundo a SUGEP, as atividades receberam 87% de satisfação dos participantes. O processo de integração teve como objetivo fortalecer a integração institucional dos novos servidores e estimular a colaboração entre os times de cada secretaria, aprimorando a qualidade das entregas à população.
Uma nova rodada de integrações está prevista quando ocorrerem novas admissões por parte do Executivo estadual.

Processo inédito de seleção
Seguindo as diretrizes estabelecidas no Plano Rio Grande e com o objetivo de atender com celeridade às necessidades de reconstrução do estado e superar os efeitos eventos meteorológicos adversos ocorridos no ano passado, o governo realizou, em novembro de 2024, a abertura de um processo seletivo para contratação temporária de mais de 1,4 mil servidores.
A seleção ocorreu após uma reestruturação nas carreiras administrativas do Executivo, liderada pela SPGG, e contou com mais de 86 mil inscritos de todo o Brasil – das quais 56 mil inscrições acabaram homologadas. 10 mil nomes foram aprovados após a avaliação dos currículos, cinco vezes acima do número total de vagas disponíveis, visando eventuais reposições.

Além das contratações temporárias também foram nomeados 212 servidores efetivos, totalizando profissionais para 58 especialidades de nível superior e médio. As contratações temporárias, aliadas à nomeação de servidores efetivos, integram uma política contínua de gestão e desenvolvimento de pessoas iniciada em 2019.
Os novos profissionais atuarão em áreas fundamentais para a reconstrução e prestação de serviços à sociedade, como engenharia, arquitetura, saúde, assistência social, meteorologia, meio ambiente, entre outras.
Texto: Felipe Michalski, Ascom/SPGG