Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

"Como documentos se tornam patrimônio" será tema de live do Arquivo Público

Publicação:

Café da tarde com o APERS 800x450px

Para marcar as comemorações do Dia Estadual do Patrimônio em 2020, celebrado no RS sempre próximo do dia 17 de agosto, que é o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (APERS) realiza nesta segunda-feira (17/8), a partir das 15h, uma live com especialistas com o tema "Como documentos se tornam patrimônio".

O encontro virtual faz parte da série "Café da tarde com o APERS", lançada em junho durante o contexto das ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19). O assunto desta edição dialoga com o tema "Narrativas abrangentes: memórias e identidades", escolhido pela Secretaria da Cultura 
(Sedac) para o mês de atividades proposto em virtude do Dia Estadual do Patrimônio.

Para a live, estão confirmadas as presenças de quatro especialistas (confira os nomes abaixo). O encontro será transmitido pela página do Apers no Facebook: facebook.com/ArquivoPublicoRSSerá oferecido certificado de participação, pela Escola de Governo, mediante preenchimento de check-in na hora da live.  Após o evento, os vídeos também serão disponibilizados no canal do Arquivo Público do RS no 

Youtube youtube.com/ArquivoPublicoRS. Mais informações na página do Apers (apers.rs.gov.br).

Convidadas

- Tassiara Jaqueline Fanck Kich: Bacharel em Arquivologia e em Direito, Mestre em Patrimônio Cultural, Especialista em Gestão em Arquivos. Analista Judiciária/Especialidade Arquivologia na Justiça Federal do Rio Grande do Sul. Foi arquivista no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

- Cíntia Vieira Souto: Historiadora do Ministério Público do RS. Doutora em Estudos Estratégicos Internacionais, Mestre em Ciência Política, Bacharel e Licenciada em História, Bacharel em Direito e Graduanda em Museologia pela UFRGS.

- Daniela Vallandro de Carvalho: Graduada, Meste e Doutora em História. Professora colaboradora da Universidade do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Campus Guarapuava/PR. Também atua como professora e orientadora do PDE, Programa de Desenvolvimento Educacional/SEED/PARANÁ.

- Clarissa Sommer Alves: Licenciada, Bacharel e Mestre em História. Atua desde 2010 como historiadora no Arquivo Público do Rio Grande do Sul. É membro titular do Sistema de Arquivos do Estado (SIARQ-RS) na condição de historiadora do APERS.

Mediação: Juliano Balbon - analista arquivista e chefe da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão do APERS.

Cafe com Apers live

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão