Compromisso com agricultura familiar na 36ª Romaria da Terra
Publicação:

Celebrando o tema "Terra, Vida e Cidadania", o governador Tarso Genro, acompanhado do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, participou nesta terça-feira (12) da Romaria da Terra, que aconteceu na comunidade Bom Pastor no município de Bento Gonçalves, Serra Gaúcha. A 36ª edição foi um momento para debater as experiências concretas de agroecologia, partilha, economia solidária e preservação do planeta como lugar de convívio e de promoção da vida.
Para o governador Tarso Genro, a Romaria da Terra é um lugar de celebração, fraternidade, luta e produção, um elemento fundamental da cultura cívica e religiosa do Estado. "Nosso governo tem uma identidade profunda com os trabalhadores da terra, que são a motivação básica de tudo aquilo que queremos fazer para o povo da agricultura familiar deste Estado". Conforme o governador, a política integrada e uma energia comum entre governo e sociedade é fundamental para que o Rio Grande do Sul seja exemplo de crescimento, de baixo para cima, do pequeno em direção aos médios e grandes produtores.
Tarso ressaltou o trabalho desenvolvido pelo governo neste setor, que vai desde o Vale Seca, qualificação dos assentamentos e políticas especificas de financiamento através do Plano Safra. "Nós vamos para o terceiro Plano Safra, o que nunca teve aqui no Estado, nossa identidade é absoluta com as políticas públicas para a agricultura familiar e reforma agrária". Completou dizendo que é uma meta resolver a questão dos assentamentos no Estado até o final de seu governo.
Práticas - O objetivo da Romaria é estimular as pessoas a assumirem novas práticas de vida que consolidem a preservação do meio ambiente e a defesa da vida, como não usar venenos e produzir alimentos saudáveis; ressaltar a importância da agricultura familiar e camponesa; produzir ecologicamente, adotar um consumo consciente e responsável; reciclar, cuidar das fontes e nascentes; construir cisternas e recuperar a mata ciliar.
Estratégias – O incremento da agricultura familiar está entre os objetivos de ações acompanhadas permanentemente pela Sistemática de Monitoramento Estratégico. Entre os programas monitorados destacam-se três: Irrigando a Agricultura Familiar, Qualificação da infraestrutura básica e produtiva dos assentamentos e Fortalecimento dos Sistemas Produtivos da Agricultura Familiar. O primeiro tem como objetivo melhorar o abastecimento de água para o consumo humano e sistemas de armazenamento e irrigação nos estabelecimentos rurais de base Familiar, assentamentos e nas comunidades indígenas e quilombolas. Reestruturar os assentamentos existentes, de forma que viabilize a permanência da família no campo com qualidade de vida é o propósito do segundo projeto.
Já o Fortalecimento dos Sistemas produtivos da Agricultura Familiar atua nos segmentos do Leite, da cadeia produtiva da pesca artesanal e da aquicultura familiar, da agricultura familiar de base agroecológica, da agroindústria familiar, do abastecimento e comercialização dos produtos oriundos desses sistemas produtivos.
Texto: Daiane Roldão da Silva/Assessoria SGG