Empossado Raffaele Di Cameli como novo secretário da SMARH
Publicação:

Na manhã desta segunda-feira (6) foram empossados os novos secretários estaduais, Catarina Paladini, na Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social; Luís Antônio Alcoba de Freitas, na Secretaria da Educação, e Raffaele Di Cameli, na Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos.
O novo secretário da SMARH, Raffaele, que ocupava até então o cargo de chefe de gabinete do vice-governador José Paulo Cairoli, é natural de Porto Alegre, advogado formado pela PUC/RS e consultor empresarial, tendo em sua trajetória atendido diversas organizações gaúchas, nacionais e multinacionais.
Na ocasião, também foram empossados, interinamente, os dirigentes de três órgãos vinculados. Como diretor-presidente da Fundação Gaúcha de Trabalho e Ação Social (FGTAS), assume Gilberto Baldasso. Na Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), Jorge Fonseca fica no cargo de diretor-presidente. E na presidência da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), assume Marc Richter, que já era diretor-executivo.
Em seu discurso, o governador José Ivo Sartori pediu empenho do novo secretário da Smarh na continuação do trabalho de identificação do patrimônio do Estado, já iniciado na gestão do antecessor da pasta Eduardo Olivera, destacando: ”Quero que este encontro seja um ato de reafirmação, de convicções, propósitos e valores. Mas reafirmar significa também rever, melhorar, revisar e avançar o passo”, disse, lembrando que o governo cumpriu com seu grande objetivo de ser transparente com a sociedade.
Pedindo que os novos secretários mantenham o foco nos objetivos de suas pastas e não se deixem tomar pelo comodismo ou pela mesmice, o governador aconselhou: “Não tenham medo de fazer o que precisa ser feito. A luta política faz parte da construção democrática”.
Ao encerrar o pronunciamento, o governador afirmou que as mudanças necessárias para o Estado não são obra de um homem só e nem para um governo. Os primeiros passos, ressaltou Sartori, “já foram dados e precisam ter continuidade. Modernizar o Estado, servir às pessoas e promover o crescimento é o que espero da nossa equipe de governo. É isso que o Estado espera de nós”.
O governador também agradeceu aos ex-secretários Miki Breier, Vieira da Cunha e Eduardo Olivera pelo trabalho e desejou que todos sejam bem-sucedidos na nova caminhada.
Ao final da cerimônia, Sartori anunciou a indicação do deputado Alexandre Postal como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, e do deputado Gabriel Souza como líder do governo na Assembleia Legislativa.
Texto: Cassiane Osório
Edição: ASCOM/SMARH