Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Escrita para crianças é a pauta do Projeto Literatura Grande do Sul

Publicação:

O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) e a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) realizam, no sábado (22), mais uma edição do Projeto Literatura Grande do Sul,  atividade que objetiva valorizar a literatura do Rio Grande do Sul e apresentar ao público novos escritores. O programa aborda, a cada mês, um gênero literário (poesia, conto, crônica, romance e literatura infanto-juvenil) e faz homenagem a um autor consagrado da literatura gaúcha, destacando a obra e a importância para o cenário literário do Estado e do Brasil.

Além da valorização de nomes já conhecidos, o projeto também terá o mérito de divulgar ao público o trabalho de autores da nova geração. A cada edição, a apresentação de um autor renomado caberá a um novato dessa arte e juntos debaterão com o público as suas ideias sobre literatura.

As atividades ocorrem na sala engenheiro Noé de Mello Freitas, segundo andar do CCCEV, que fica na rua dos Andradas, 1223, Centro Histórico de Porto Alegre. A inscrição para a Oficina de Criação Poética pode ser feita pelo e-mail cccev@cccev.com.br e custa R$ 20,00 para sócios da Ages e R$ 40,00 para público em geral. 

Às 11h, Gláucia de Souza apresenta Marô Barbieri, no papo sobre escrita para crianças. À tarde, das 14h às 17h, acontece a oficina literária de Criação Literária de Texto Infantil, com Marô Barbieri. Os encontros que iniciaram em abril ocorrem, neste ano, até agosto.

Conheça os escritores da edição do dia 22 de junho
Maria Eunice Garrido Barbieri, conhecida como Marô Barbieri, é uma escritora, professora e contadora de histórias natural da cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul. Tem Licenciatura Plena em Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Língua e Literatura Francesa) pela PUCRS. Como professora, atuou ensinando português, francês e literatura em turmas de primeiro e segundo graus do Instituto Educacional João XXIII, Colégio Santa Família, Colégio Menino Deus, Colégio Rosário e Colégio Israelita.

Marô destaca-se pelas obras voltadas ao público infantil. Autora de 26 livros, recebeu o Prêmio Ages Livro do Ano pelo livro "Pestilóide e o Sumiço na Chuva" e o troféu Palavra Viva do Sintrajufe, pelo conjunto da obra Sindicato dos Trabalhadores da Justiça Federal. Além disso, foi bolsista do CNPQ na Faculdade de Educação da UFRGS no Programa Educom - Informática na Educação - obtendo o 1º lugar no Concurso Anual de Software Educacional Brasileiro - pelo software "Criando histórias com Tartita" - da Secretaria Geral de Informática do Ministério da Educação, em dezembro de 1987.

Gláucia de Souza é formada em Letras e tem Mestrado em Educação. Mora em Porto Alegre desde 1994. Dá aulas de Língua Portuguesa e Literatura no Colégio de Aplicação (UFRGS). A paixão pela literatura surgiu na infância, quando vivia no Rio de Janeiro, e foi aprimorada na adolescência, inspirada por Manuel Bandeira e Clarice Lispector.

Texto: Assessoria CEEE
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão