Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Gabinete Digital ganha prêmio internacional de governo aberto e é referência nas Américas

Publicação:

O Gabinete Digital é uma das experiências mais exitosas de governo aberto da América Latina, segundo a Red Gobierno Abierto, da Argentina. A iniciativa recebeu o Premio Gobierno Abierto Puntogov Asaec, em cerimônia no Senado de La Nación, em Buenos Aires, nesta quinta-feira (6). No total, 55 iniciativas das Américas se inscreveram para concorrer ao prêmio, das quais oito foram selecionadas. As experiências ganhadoras foram incluídas em um e-book de distribuição gratuita para compartilhar práticas e conhecimento sobre governo aberto.

"O Gabinete Digital busca estabelecer uma dinâmica renovadora da administração pública estadual, de abertura e aproximação do Poder Público com as aspirações da sociedade", afirmou o coordenador da ferramenta e secretário Geral de Governo do RS, Vinicius Wu. Ele apresentou a ferramenta e propôs uma reflexão sobre o futuro da democracia, a partir da crise da representação e do desconforto com que a sociedade civil percebe a política, especialmente a partir das manifestações de 2011. "Um dos principais desafios para o Poder Público no mundo inteiro é a abertura das estruturas do Estado ao controle da sociedade", proporcionado a renovação das práticas democráticas apoiadas no uso das tecnologias da informação e da comunicação.

A ferramenta de monitoramento de obras públicas que está sendo desenvolvida e que será lançada pelo Gabinete Digital, ainda em junho, chamou a atenção. Para o presidente da Fundación Sociedades Digitales, Fabricio Vagliente, a iniciativa de abrir os dados de setor tão delicado do orçamento demonstra o efetivo interesse do Governo em promover a transparência. Ao final das atividades, o assessor da Subsecretaria de Coordenação Administrativa do Ministério da Educação da Argentina, Emiliano La Rocca, disse que é preciso "democratizar a democracia, aumentando a participação popular e o governo aberto".

A cerimônia de premiação integrou as atividades da III Semana Internacional de Gobierno Abierto (SIGA), realizada pela Fundación Sociedades Digitales em parceria com a Red Gobierno Abierto, que tem o apoio da Associação Argentina de Estudos Canadenses (Asaec) e do governo canadense, por meio do Ministério de Relações Exteriores e do Fundo Canadá, dentro do programa "The Americas: Our Neighbours, Our Priority". É uma das mais importantes iniciativas de articulação institucional para a promoção de experiências de governo eletrônico (e-gov) do mundo, coordenada pela revista digital Puntogov. A Red Gobierno Abierto desenvolve iniciativas em diversos países e reúne pesquisadores de renome, como Bernardo Kliksberg, referência mundial no tema.

Reconhecimento nacional e internacional
Em menos de dois anos de criação, este é o segundo prêmio internacional recebido pelo Gabinete Digital, além de outros quatro prêmios nacionais:

- Prêmio Bank Beneficiary Feedback Awards, concedido pelo Instituto do Banco Mundial

- Prêmio CONIP de Excelência em Inovação na Gestão Pública Prof. Francisco Romeu Landi, concedido pelo Instituto de Estudos de Tecnologias para Inovação na Gestão Pública (ITIP)

- Prêmio E-gov, de excelência em governo eletrônico, concedido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP)

- Prêmio A Rede 2011, na categoria Inovação na Gestão Pública, promovido pela Revista A Rede

- Prêmio TI & Governo 2011, na categoria e-democracia, concedido pela Plano Editorial

Em março deste ano, a revista inglesa The Economist citou o Gabinete Digital como uma das iniciativas mais bem sucedidas de participação digital em andamento no globo.

Texto e foto: Cristina Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão