Governador e embaixadora da Romênia debatem colaboração bilateral
Publicação:
A diplomata manifestou a intenção dos romenos em se aproximar dos gaúchos
RS e Romênia discutem maior aproximação em reunião no Piratini
O governador Tarso Genro recebeu, nesta segunda-feira (13), no Palácio Piratini, a embaixadora da Romênia no Brasil, Diana Anca Radu, em sua primeira visita oficial ao Estado. No encontro, foram debatidos os possíveis pontos de colaboração entre Rio Grande do Sul e o país europeu.
A diplomata, detentora do cargo desde março de 2012, manifestou a intenção dos romenos em se aproximar dos gaúchos. "Tratamos hoje das relações bilaterais. Queremos estabelecer boas práticas acadêmicas, econômicas e turísticas, abrindo expectativas, inclusive, para a uma rota turística", destacou.
Para o governador Tarso Genro, RS e Romênia tem raízes comuns. "Vamos realizar uma aproximação cada vez maior, e com certeza estamos iniciando este caminho a partir de hoje."
A Romênia tem 21,3 milhões de habitantes, e é governada por um partido de centro-esquerda, vencedor nas últimas eleições presidenciais - dezembro de 2012. De acordo com a embaixadora, desde a entrada na União Europeia em 2007, o país ainda passa por um longo e complexo processo de integração ao bloco.
Em 2012, o RS exportou U$49 milhões, principalmente em soja, aves e tabaco, sendo a Romênia o 50º país no ranking das exportações gaúchas, com crescimento desde 2009. Nas importações, basicamente em peças automotivas, o valor chegou a U$4,8 milhões.
Tarso apresentou à embaixadora a alta tecnologia gaúcha na produção de chips, no setor metal mecânico, e de máquinas agrícolas. Diana mostrou-se interessada na literatura gaúcha, já que é tradutora, e integrou uma editora romena que publicou mais de 40 livros de autores brasileiros.
A embaixadora também está no RS para participar da BITS, feira de tecnologia da informação e comunicação promovida pela Fiergs, e disse estar muito satisfeita com a presença de dez empresas romenas de informática no evento.
Texto: Assessoria Acri
Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305