Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governador Tarso Genro recebe balanço da Rede Escola de Governo

Publicação:

O diretor-presidente, Jorge Branco, e a equipe de diretores da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), órgão vinculado à Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), apresentaram na tarde da última sexta-feira (9) ao governador Tarso Genro o balanço de 2011 da Rede Escola de Governo (REG), assim como o panorama das ações planejadas para o próximo ano.

Das 25 instituições de ensino superior parceiras da REG, 10 firmaram contrato com o Governo do Estado por meio da FDRH. Seis iniciaram as ações educativas em 2011, como cursos de extensão e seminários. Estão previstos para iniciar em 2012 seis cursos de especialização, mais de 40 cursos de extensão e cerca de 80 seminários e oficinas.

Com o objetivo de construir uma pedagogia da gestão pública, foram realizadas sete oficinas conceituais com educadores reconhecidos nacional e internacionalmente. Mais de 500 servidores públicos e representantes das instituições de ensino parceiras participaram das atividades.

A fim de orientar as ações da Rede Escola de Governo, a FDRH está realizando uma pesquisa qualitativa, executada pela Fundação Getúlio Vargas, que pretende captar percepções a respeito de fenômenos sociais, valores, visões de mundo, problemas gerencias, modelo de desenvolvimento, de Estado e de democracia para melhor compreender expectativas e, dessa forma, planejar as ações para o Sistema Integrado de Formação Continuada do Rio Grande do Sul.

Além disso, em um esforço para recuperar as condições de trabalho, a FDRH está instituindo um novo plano de emprego, funções e salários. O documento está na Casa Civil e deve ser encaminhado à Assembleia Legislativa nos próximos dias.

Plataforma EAD
A partir de parceria entre FDRH e Secretaria do Esporte e do Lazer, a Rede Escola de Governo instituirá a plataforma de ensino a distância (EAD). O convênio prevê investimentos da ordem de R$ 3 milhões que serão empregados na qualificação de 5 mil pessoas para a Copa do Mundo de 2014. O programa de formação terá 140 horas e será voltado aos servidores públicos, agentes da sociedade civil e profissionais envolvidos com o evento. Serão cinco módulos que tratam de temas como "O contexto da Copa do Mundo Fifa 2014", "O Marco Legal e a Economia da Copa do Mundo", "Introdução aos Idiomas Espanhol e Inglês", "Sociabilidade e Relações Humanas" e também um módulo específico que será definido por área de atuação.

Algumas das ações realizadas pela REG
A Univates é a responsável pelo programa de formação continuada Economia Política da Gestão Pública. Três cursos de extensão sobre o tema foram realizados: Gestão de Processos Admistrativo-Contábeis, Gestão em Processos Administrativos e Eficiência e Transparência da Contratação de Serviços e de Compras Públicas.
Em parceria com a FMP, a Rede Escola de Governo realizou o curso de extensão Gestão em Políticas Públicas para os Direitos da Criança e do Adolescente.

A Unisinos realiza dois cursos de extensão que fazem parte do programa Gestão de Políticas Públicas para Comunicação, Participação e Inclusão Cidadã.

A Furg é a responsável pelo tema Gestão de Políticas Públicas para Juventude e sobre o assunto realizou dois seminários. Um voltado para servidores do Estado, outro a delegados da juventude.

O Unilasalle aborda a questão Gestão de Políticas Públicas para Cidadania, Participação e Responsabilidade Social e sobre a temática, realizou uma série de seminários estaduais que versam sobre transparência e controle social (Canoas, Santa Rosa e Rio Grande). São Borja recebe a atividade no dia 13 de dezembro.
O programa voltado à qualificação de gestores públicos e agentes sociais para 2014 é executado pela Feevale. Mais de mil pessoas tiveram acesso às atividades.

Além disso, desde março, a FDRH vem realizando cursos de qualificação voltados à Elaboração de projetos sociais. Mais 300 servidores foram capacitados para elaborar e captar recursos por meio do sistema Siconv. A elaboração bem construída de projetos sociais é de extrema importância na medida em que é uma ferramenta que apoia a captação de recursos estaduais, federais e internacionais.

Com informações: Daiane Evangelista

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão