Governo do Estado do Rio Grande do Sul
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Planejamento, Governança e Gestão

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Perguntas Frequentes

1 - Como logar/entrar na ferramenta? 

Para logar na ferramenta, basta acessar o Link https://minhati.spgg.rs.gov.br/production/Portal.aspx ou através do ícone presente na aba de “Sistemas” na INTRANET:  

MINHATI 

As credenciais de acesso são as mesmas da sua conta Office 365. 

2 -Esqueci a senha. Como recupero? 

Caso o usuário tenha esquecido a senha do office 365, basta utilizar a opção “Esqueci minha senha”. 

3 - Como abro o chamado? 

Para abrir um novo chamado, basta logar na ferramenta e clicar na opção “PROCURAR NO CATÁLOGO DE SERVIÇOS, localizado na parte superior da ferramenta: Os serviços são liberados de acordo com a permissão de cada usuário.  

Após clicar ele será redirecionado para o Catálogo de Serviços 

 

Para pesquisar o serviço há duas opções:  

  1. Expandir a caixa com todas as categorias e procurar o serviço dentro da categoria.

Buscar por uma palavra-chave o serviço, ex: reset

Importante destacar que cada usuário terá um catálogo disponível de acordo com as suas permissões.  

4 - O que são incidentes e solicitações?

Os serviços são diferenciados de duas maneiras: Incidentes e Solicitações 

incidentes são destacados para falhas/erros/interrupção de serviços oferecidos, na Minha TI possuem o botão REGISTRAR.  

Solicitações são pedidos formais de serviços/informações/acessos, na Minha TI possuem o botão SOLICITAR. 

Exemplo de um registro de incidente: Problema de computador que não inicia 

O único dever do usuário deste exemplo deve ser descrever o seu problema com o computador e informar o patrimônio no campo item de configuração. Caso esteja registrando em nome de outra pessoa marcar a caixa e informar o nome do usuário afetado na nova caixa de registro que irá aparecer.

Exemplo de um registro de solicitação: Resetar senha VPN de usuário

Partindo do mesmo princípio do registro de incidente, o usuário deve somente descrever o que necessita e enviar o seu pedido.

Em ambos os tipos é possível anexar arquivos se necessário.

5 - Como acompanho o meu chamado?

O acompanhamento dos seus incidentes e solicitações que estão em atendimento, é feito através do menuMINHAS CONTAGENS” presente na tela inicial: 



Cada uma das opções apresentada uma lista com os chamados com um breve resumo sobre eles: 

 .
.

Ao clicar no número de algum chamado, é aberta uma nova janela contendo as informações e acompanhamentos registrados até o momento. 

Caso o seu chamado esteja encerrado, basta clicar em “BUSCARou em “SOLICITAÇÕES PASSADAS/ATUAIS” e “INCIDENTES PASSADOS/ATUAIS” e utilizar alguma das opções de busca para encontrar o chamado fechados: 


Outra forma de acompanhamento, é através do e-mail recebido, quando da abertura do chamado. Neste e-mail, vão informações de abertura e o atalho “ABRIR ATENDIMENTO” para ir direto para o atendimento dentro da ferramenta: 


6 - O que é item de configuração e quando devo informar? 

Ao registrar um chamado, é solicitado ao usuário o item de configuração:


Este item de configuração nada mais é que o número de patrimônio do seu equipamento ou nome do sistema que é afetado por erro/falha.  

Ex¹: Computador com defeito.  

Item de configuração¹: patrimônio do equipamento. 

Ex²: Site Escola de Governo fora do AR 
Item de configuração²: EGOV Escola de Governo

7 - Como utilizar o chat? 

Quando os operadores do chat estiverem online ele estará disponível para uso. O usuário deve somente selecionar a opção do Chat no menu superior e na próxima página informar qual o serviço que necessita.  

Após descrever e solicitar o chat, será aberta uma janela onde informa a fila do seu atendimento. Quando o analista atender o seu chamado será aberta uma nova conversa no Teams com o título Call xxxx (número do chamado).  
 

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