Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Prazo para envio de planos de trabalho da Consulta Popular 2022 é prorrogado para 31 de março

Publicação:

O prazo para o envio dos planos de trabalho relativos aos projetos eleitos na Consulta Popular 2022 foi prorrogado para 31 de março. A estimativa é de recebimento de 352 propostas, contemplando as regiões dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) do estado. Coredes e municípios envolvidos enviam essas propostas ao Departamento de Articulação Regional e Participação da Subsecretaria de Planejamento da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Criado em 1998, o processo de consulta à população disponibilizou, em 2022, R$ 55 milhões para as propostas a serem incluídas no orçamento de 2023. 

Ao final do prazo, os planos de trabalho serão repassados aos órgãos do poder Executivo que têm a competência de realizar cada projeto eleito, paralelamente ao repasse dos recursos necessários à execução dessas demandas, reservados dentro do orçamento da SPGG.

Os 137.764 votos recebidos na Consulta Popular 2022 representaram uma alta de 22% em comparação com o ano anterior. Aberta entre os dias 14 e 30 de novembro, pelo segundo ano a votação foi realizada via aplicativo Colab e, pela primeira vez, também foi possível a participação do cidadão via whatsapp, além da votação tradicional pelo portal
consultapopular.rs.gov.br. 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão