Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Arquivo Público realiza primeira Visita Mediada Virtual

Publicação:

Visita virtual foi realizada em dois horários nesta quarta-feira (7/4)
Visita virtual foi realizada em dois horários nesta quarta-feira (7/4)

Encerrando as atividades de comemoração do aniversário de 115 anos, o Arquivo Público do Rio Grande do Sul (Apers) realizou nesta quarta-feira (7/4) as primeiras edições da Visita Mediada Virtual. O serviço de visitas guiadas já era prestado de forma presencial, mas, devido à pandemia, passou a ser oferecido virtualmente. O tour tem por objetivo apresentar o acervo do Arquivo e sua organização, além da estrutura do complexo arquitetônico, localizado no centro de Porto Alegre, bem como os serviços por ele oferecidos e sua história.

Combinando fotos, vídeos e narração, a Visita Virtual é uma iniciativa da Divisão de Preservação, Acesso e Difusão do Apers, com elaboração e condução da servidora Clarissa Sommer Alves, historiadora e analista em Assuntos Culturais. Nos dois horários oferecidos nesta quarta-feira, 24 pessoas participaram do tour.

“Lançar a visita mediada virtual foi um alento para esses tempos difíceis que estamos vivendo. Uma forma de nos manter conectados, entre nós e com o APERS, seguindo a difusão de sua história, de seu potencial cultural e de seu compromisso com a gestão documental no estado”, afirma Clarissa.

Visita mediada

O tour virtual do Arquivo Público inicia com a apresentação da Praça da Matriz, com resgate de fotos históricas, simulando uma caminhada até a porta do Arquivo Público. O complexo do Apers é formado por três prédios, ocupando uma área total de 5.300 m², sendo 4.374 m² de área construída na Capital. Ao longo da visita, há imagens dos três prédios, do acervo e dos detalhes da construção, já que dois dos prédios foram especificamente construídos para o armazenamento de documentos.

Durante a atividade, Clarissa Sommer apresentou também detalhes do acervo, dos instrumentos de busca no site do APERS e relatou projetos atuais como o “Documentando a experiência da COVID-19 no Rio Grande do Sul”. A atividade também abordou o perfil dos documentos custodiados e ferramentas de gestão documental como a Tabela de Temporalidade de Documentos e o Plano de Classificação de Documentos, ambos em fase de revisão através da parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

“Embora nada substitua a troca humana presencial, percebemos como uma vantagem da experiência virtual a oportunidade de agregar pessoas de diversos lugares e realidade. Hoje tivemos participantes de áreas como História, Arquivologia, Direito e Turismo de diversas cidades do Estado e até de Pernambuco”, destaca Clarissa.

Agendamentos

A Visita Mediada Virtual tem duração aproximada de uma hora, incluindo tempo para perguntas. A iniciativa é aberta a toda a sociedade gaúcha e ocorre pelo Google Meet. Para o público em geral, será realizada sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 10h e às 14h. Inscrições devem ser feitas pelo email visitas@planejamento.rs.gov.br.

Estudantes do Ensino Técnico e Superior interessados na atividade também podem solicitar agendamento das visitas pelo mesmo e-mail. O tour será marcado e realizado conforme demanda dos professores(as).

Texto: Anelise Rublescki, Ascom Apers SPGG
Edição: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão