SPGG inicia segunda fase de integração de servidores temporários
Publicação:

Na tarde desta quarta-feira (02/07), teve início a segunda etapa dos encontros de integração dos servidores temporários do Rio Grande do Sul, que contemplará profissionais do chamamento público realizado em maio. A ação aconteceu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre, com coordenação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), por meio da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Sugep). A secretária da SPGG, Danielle Calazans, e o secretário-adjunto, Bruno Silveira, deram as boas-vindas aos novos servidores da pasta durante a abertura do evento. Ao longo da semana, profissionais de outros órgãos formarão o público-alvo dos encontros.
“Todas as demandas, de certa forma, passam pela Secretaria de Planejamento, e buscamos conceder respostas rápidas. Portanto, o Estado precisa de profissionais dispostos a sair da zona de conforto”, declarou a secretária Danielle. “A SPGG tem seis grandes pilares, que são as subsecretarias: Central de Licitações, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Administração, Patrimônio do Estado, Planejamento e Governança de TIC e Digital. Todas elas precisam reforçar seus times, na missão de reconstruir o Estado”, concluiu.
Silveira destacou a importância da transversalidade da SPGG dentro do governo estadual e elogiou a alta qualificação dos servidores temporários. “O processo de Contratação Integrada de Temporários é inédito na administração e, por meio dele, foram selecionados profissionais de alto gabarito, o que irá valorizar as entregas feitas à população. Isso nos deixa muito satisfeitos”, disse.
O segundo momento do encontro foi comandado pela Divisão de Gestão de Pessoas, da Subsecretaria de Administração (Dipes/Suad). Os servidores foram informados sobre aspectos funcionais do trabalho, como o regramento do ponto eletrônico, além de terem a oportunidade de tirar dúvidas.
A integração dos servidores, por sua vez, foi conduzida pela Consultoria Betania Tanure Associados (BTA). Duas dinâmicas exploraram o perfil profissional de cada servidor e os compromissos e responsabilidades que acompanham o serviço público. A expectativa é que os encontros de ambientação contribuam para que os profissionais estejam aptos a somar de forma efetiva para a reconstrução do Estado, atuando de forma alinhada às diretrizes da administração pública.
Primeiros encontros
A primeira fase do processo de integração dos servidores temporários ocorreu entre os dias 22 e 30 de abril. Ao todo, 515 novos profissionais participaram das 24 turmas, em atividades realizadas por secretários, representantes e lideranças de RH e da Sugep. As 24 turmas atenderam a 17 órgãos do Executivo.
Processo de seleção
O processo seletivo para a contratação de servidores temporários foi aberto em novembro de 2024 pelo governo estadual. A medida teve o objetivo de atender às necessidades de reconstrução do Estado, atingido por eventos meteorológicos extremos em maio do mesmo ano. A seleção contou com mais de 86 mil inscritos de todo o Brasil. O processo resultou em 56.259 inscrições homologadas e dez mil candidatos aprovados para 53 especialidades diferentes e alocação em 34 secretarias e órgãos, com representantes de todos os estados da federação. Em 2025, ocorreram os dois primeiros chamamentos públicos, que totalizaram mais de duas mil pessoas.
Texto: Karine Paixão, Ascom/SPGG