Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

CAFF ganha iluminação especial no mês do meio ambiente

Projeção é possível graças à instalação de refletores externos permanentes para o prédio

Publicação:

A previsão é que ao início de cada mês uma iluminação diferente seja destacada
A previsão é que ao início de cada mês uma iluminação diferente seja destacada - Foto: Divulgação Seplag
Por Vagner Benites Ascom/Seplag

Em tempos de quarentena o deslocamento está restrito, mas desde 1 de junho quem passa nas proximidades do Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), em Porto Alegre, já pode observar a diferença na iluminação da fachada da prédio, sede de diversos órgãos e secretarias do governo estadual.

O verde que pode ser visto na fachada leste do prédio é uma homenagem ao mês do meio ambiente, comemorado em junho. A projeção foi possível graças à instalação de refletores para iluminação externa, uma das contrapartidas estabelecidas na lei que autorizou a doação de uma área do Estado para a construção do Centro de Treinamento (CT) do Sport Club Internacional, no município de Guaíba.

No projeto, sancionado pelo governador Eduardo Leite no final de 2019, em troca do terreno de 736 mil metros quadrados o clube ficou responsável por investir R$ 3,3 milhões em obras de restauração e compra de equipamentos para beneficiar a pelo menos quatro escolas públicas – duas em Porto Alegre e duas em Guaíba – e também executar o plano de iluminação permanente das fachadas do Palácio Piratini e do CAFF.

A instalação na fachada leste do CAFF encerra a primeira etapa dos trabalhos no prédio, coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e terá sequência nos próximos meses com a aquisição dos refletores para a fachada oeste da estrutura.

Conscientização

A iluminação das fachadas de prédios públicos é utilizada para alertar a população sobre temas importantes e não será diferente no CAFF. O objetivo com o projeto é permitir a divulgação de campanhas institucionais de caráter educativo, informativo, social, de prevenção e outros de interesse público. A previsão é que ao início de cada mês uma iluminação diferente seja destacada.

"Governos e instituições da sociedade usam há algum tempos as iluminações das fachadas para chamar a atenção da população e levar uma reflexão sobre assuntos relevantes. Com a instalação dos equipamentos no CAFF, poderemos potencializar as ações no Estado", destaca o secretário adjunto de Gestão da Seplag, Marcelo Alves.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão