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Captação de recursos e retrospectivas de realizações são temas no 23º Fórum de Diretores Administrativos

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23 fórum de diretores administrativos DAs spgg secretaria de planejamento, governança e gestão dezembro 2022
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Na manhã desta quinta-feira (2/12), cerca de 50 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual participaram da 23ª edição do Fórum de Diretores Administrativos do RS, encontro mensal organizado pela Subsecretaria de Administração da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). A reunião foi coordenada pelo subsecretário de Administração da SPGG, Thiago Dapper.

Abrindo a agenda do dia, Carmen da Silva Nunes, Diretora do Departamento de Captação de Recursos (Decap), vinculado à SPGG, e a também servidora Daiane dos Santos Allegretti abordaram tanto as diversas fontes para captação de recursos para os projetos no estado do RS, quanto as transferências voluntárias da União.

O Decap monitora diariamente as oportunidades abertas e se envolve em todo o ciclo da captação, até a prestação de contas ao final. Segundo Carmen Nunes, “captar recursos é uma ação muitas vezes necessária para implementar políticas públicas e investimentos que não seriam viáveis somente com recursos próprios, sejam eles financeiros ou relacionados à capacidade técnica; sejam com cooperação técnica local ou internacional”.

Entre novas iniciativas implementadas em 2021, as servidoras mencionaram a captação de recursos de Emendas Estaduais, com a criação do Caderno de Propostas: sugestões de Emendas Estaduais ao PLOA. “Em parceria com o Departamento de Orçamento e Finanças (DOF/SPGG) apresentamos propostas aos parlamentares estaduais, para que avaliem a alocação dos recursos de suas emendas individuais ao PLOA para projetos de interesse estratégico da gestão”, explica Daiane Allegretti.

Na sequência do encontro, Silvia Mozzini, da Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (SUGEP/SPGG), utilizou o Fórum para atualizar o andamento da implementação do projeto do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial).

O eSocial é um projeto do governo federal que tem o objetivo de uniformizar e centralizar informações, bem como combater a sonegação através do envio das informações trabalhistas e previdenciárias, de empregados e estagiários. Os próximos passos do projeto incluem a conclusão das indicações para a composição do Núcleo Operacional, o cumprimento da exigência de que os indicados estejam como usuários ativos do RHE e que cada secretaria obtenha seu Certificado Digital A1. A etapa de capacitação está prevista ainda para dezembro de 2021.

Retrospectivas

Rômulo Campos, Diretor do Departamento de Gestão de Serviços do Complexo Administrativo - DGCAE, subordinado à Subsecretaria de Administração (SUAD/SPGG), utilizou sua participação no 23º Fórum dos Diretores para sintetizar algumas das realizações do DGCAE ao longo de 2021. Dentre diversas iniciativas mencionadas, estavam, por exemplo, o Projeto Caff Working, inaugurado em maio para fomentar inovação e colaboração entre os servidores; o Projeto Sala de Apoio que ajudou servidoras a retornarem ao trabalho após a licença maternidade e durante ainda o período de amamentação; o novo restaurante/lanchonete e as máquinas de lanches rápidos, além de melhorias no estacionamento e na iluminação, bem da pluralidade de serviços de marcenaria desenvolvidos pela equipe do CAFF.

Também a equipe de Contratos Transversais, liderada pelo servidor Tiago Costa do Amaral, guiou sua apresentação por realizações em 2021 e projetos em 2022. Foram abordados, entre outros, contratos transversais Procergs, Suite de Escritórios e Colaboração, além dos Canais de Dados. Assuntos Gerais encerraram esta edição do Fórum.

A próxima edição será realizada no dia 3 de fevereiro de 2022, às 10h.

Fórum de DAs

Criado em setembro de 2019, o Fórum de Diretores Administrativos se consolidou como espaço para debate das iniciativas em andamento no Estado. Desde a pandemia os encontros se tornaram virtuais.

Texto: Anelise Rublescki, Ascom/SPGG

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