Caruaru lança Gabinete Digital
Publicação:
A partir desta terça-feira (23), a Prefeitura de Caruaru também terá Gabinete Digital. O município pernambucano vai incorporar novas ferramentas de participação, oferecendo diferentes oportunidades ao cidadão de influenciar a gestão pública e exercer maior controle social sobre o governo. A experiência gaúcha serviu de modelo para a criação da ferramenta. Em fevereiro deste ano, a secretária de Participação Social, Louise Caroline, e o diretor de Participação Digital, Daniel Finizola, da Prefeitura de Caruaru, estiveram no Rio Grande do Sul para conhecer o Gabinete Digital.
“A ideia é que essa ferramenta proporcione resultados importantes como a geração de políticas públicas e definição de ações pela Prefeitura de Caruaru”, explicou Louise. O lançamento do Gabinete Digital de Caruaru será às 9h, no Teatro do Shopping Difusora, com a participação do coordenador do Gabinete Digital do RS, Fabrício Solagna, no debate sobre “As novas formas de democracia em uma sociedade conectada”, tema que faz parte dos novos desafios da democracia no século XXI. Participam também a blogueira e jornalista Cynara Menezes, autora do blog Socialista Morena e repórter da Carta Capital, a secretária de Participação Social de Caruaru, Louise Caroline, e o diretor de Participação Digital, Daniel Finizola, que irá explicar como será o funcionamento da ferramenta em Caruaru.
Ferramentas
Inicialmente, o Gabinete Digital do município terá duas ferramentas de participação. Através do “Prefeito Responde”, a população fará perguntas ao prefeito Zé Queiroz, que responderá à proposição mais votada pelas redes sociais. Na “Agenda Colaborativa”, a sociedade civil poderá sugerir o lugar e a pauta que o prefeito deve debater. Em seguida, será aberta uma votação virtual e a proposição mais votada passará a fazer parte da agenda do prefeito.
O processo de participação começou a partir da escolha da marca do Gabinete Digital. Um concurso foi realizado entre os estudantes dos cursos de Design e Publicidade das faculdades de Caruaru. Três marcas chegaram à final, e a vencedora foi escolhida através de votação pelo Facebook.
Referência em participação digital
O Gabinete Digital já recebeu visitas de representantes de governos de várias partes do Brasil interessados em replicar a experiência. No Rio Grande do Sul, as prefeituras de Porto Alegre, Bagé, Cruz Alta, Rio Grande, Candiota, Santa Vitória do Palmar, Santana do Livramento e Passo Fundo estudam planos de implantação.
Outros estados e prefeituras brasileiras já visitaram oficialmente o Gabinete Digital a fim de realizar parcerias e replicar a experiência, entre eles: Bahia, Goiás, Tocantins e Niterói (RJ). Recentemente, as Prefeituras de São Paulo e Bragança Paulista iniciaram projetos com o mesmo nome e mesma proposta para oferecer canais de interação entre a população e o governo.
A experiência do Gabinete Digital também foi apresentada em Madri, na Espanha, na Universidade Harvard e no Banco Mundial, nos Estados Unidos, em seminários internacionais. Já o recém criado Partido X, da Espanha, faz referência direta ao Gabinete Digital como forma inovadora de constituir novos modelos democráticos para o Século XXI.