Com flexibilizações no comércio, índice de isolamento no RS na última semana fica em 38,6%
Gaúchos agora ocupam a 13ª posição no ranking nacional
Publicação:
O Rio Grande do Sul voltou a registrar uma queda acentuada no índice de isolamento social na última semana. Estudo divulgado nesta segunda-feira (10/8) pelo Comitê de Dados do governo do Estado no enfrentamento da Covid-19 mostra que o percentual da população gaúcha que evitou as aglomerações ficou em apenas 38,6%. Medido num período de sete dias, fechado no sábado (8/8), o percentual é 3,5 pontos inferior ao medido no monitoramento anterior.
É o menor índice de isolamento social desde março. Na sexta-feira (7/8), o índice foi de apenas 34,1%, o que separadamente colocaria o RS na pior posição na comparação com os demais estados.
O comportamento se explica em boa parte pela flexibilização de algumas atividades previstas para a bandeira vermelha no modelo de Distanciamento Controlado adotado desde o mês de maio. Na última semana, o modelo permitiu, por exemplo, o funcionamento do comércio não-essencial em horários restritos e com limitação de atendimentos.
A média nacional igualmente registrou uma queda na última semana, segundo o mais recente estudo realizado a partir do monitoramento de aplicativos em celulares, com base em dados disponibilizados pela empresa InLoco. Depois de vários períodos se mantendo num patamar próximo dos 40%, agora o índice do país ficou em 38,2%. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda distanciamento mínimo de 50%
Com pequenas quedas na relação com o último levantamento, os estados do Acre (42,2%) e Piauí (41,1%) seguem com os melhores indicadores. Embora muito perto agora da média apurada em todo o país, o índice gaúcho segue à frente dos demais estados do Sul. Entre os dias 2 de agosto e este sábado, Santa Catarina registrou índice de isolamento social de 37,9% e o Paraná ficou em 37,1%.
Isolamento nas regiões
Também com recuos diante da média apurada pelo estudo anterior, as regiões de Lajeado (34,1%) e Santa Rosa (34,6%) seguem entre aquelas com os menores índices de isolamento social. São seguidas pelas regiões de Caxias do Sul (35%) e de Bagé (35,3%). Na média dos dias úteis da semana passada a média na região de Lajeado chegou a cair para 31,8%.
Já as regiões de Pelotas (41,6%), Porto Alegre (40,4%), Capão da Canoa (38,6) e Uruguaiana (38,6%) seguem, pela ordem, as que apresentaram os melhores indicadores, embora tenham acompanhado as mesmas quedas da média do RS. O monitoramento confirma um comportamento diferente dos gaúchos nos finais de semana, quando o índice de isolamento ficou 44,5% na mais recente pesquisa. Nos dias úteis o percentual de quem evitou aglomerar-se ficou em 36,2%.
O estudo passou a ser apresentado aos integrantes do Gabinete de Crise do governo do Estado nas reuniões das segundas-feiras, quando são analisados os recursos de prefeituras e associações de municípios à versão preliminar do mapa do Distanciamento Controlado que passa vigorar no dia seguinte.
• Clique aqui e acesse o levantamento mais recente do isolamento social durante a pandemia.
Texto: Pepo Kerschner/Ascom SPGG – Comitê de Dados