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19º Fórum de Diretores Administrativos

Ferramenta que traz transparência e previsibilidade no pagamento aos fornecedores é destaque dos temas abordados

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19° Fórum de DA
19° Fórum de DA

Na manhã desta quinta-feira (5/8), 55 servidores de diversos órgãos e secretarias do governo estadual participaram da 19ª edição do Fórum de Diretores Administrativos do RS, encontro mensal organizado pela Subsecretaria de Administração da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Coordenado pelo subsecretário de Administração da SPGG, Thiago Dapper, o encontro iniciou com a apresentação doSubsecretário do Tesouro do Estado da área de finanças,  Elói Astir Stertz. “Uma das preocupações desta gestão é dar transparência e previsibilidade aos fornecedores quanto aos pagamentos”, pontua Elói Stertz.

Neste sentido, Stertz e Agenor Canal,  técnico tributário do Tesouro do Estado, vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz), apresentaram a versão beta de uma ferramenta desenvolvida a partir da consulta às unidades de finanças sobre as principais demandas dos fornecedores e dos gestores vinculados aos pagamentos. Trata-se do site Pagamento dos Fornecedores RS, totalmente desenvolvido pela Equipe de Tecnologia e de Negócios do Tesouro e que tem o objetivo de “permitir aos fornecedores e credores o acompanhamento de forma ágil e amigável dos valores recebidos, retidos e pendentes junto ao Estado, dando maior previsibilidade de pagamento junto aos fornecedores”, explica Stertz.   A ferramenta, disponível para todas as tesourarias da administração direta e indireta, traz as transações financeiras desde 2017 e permite, inclusive, um serviço de alerta para os gestores, que podem cadastrar quais empresas desejam acompanhar o pagamento dos contratos.

Já o Departamento de Contrato Transversais (DECON) reinterou o pedido de que todos participem da pesquisa de volumetria para contratação de antivírus, encaminhando a quantidade de licenças necessárias para os gestores de TI do seu órgão até esta sexta-feira (6/8), para que não haja atrasos no processo de licitação.

Também foram discutidas no Fórum dos Diretores as novas Normativas para Gestão da Frota. O Diretor do Departamento de Transporte do Estado, Marcos Joaquim de Freitas, apresentou o Decreto 55.985/2021, que abrange veículos automotores a serviço do Poder Executivo estadual, vinculados à administração pública direta, autárquica e fundacional, publicado no Diário Oficial do Estado em 13 de julho de 2021. “Foi um ganho em progresso feito dentro do Descomplica RS, para facilitar conceitos, desburocratizar processos, ganhar agilidade na gestão e dasativação de veículos e modernizar visualmente a frota”. Este processo revogou oito decretos, duas Intruções Normativas e duas Ordens de Serviço. Ao decreto já publicado e que entra em vigor em 13 de agosto, somam-se duas Instruções Normativas, uma de cunho mais geral de gestão de frota e a outra, sobre uso de veículo particular. Para ambas, em fase de elaboração,  estão abertas sugestões de todos os órgãos, que devem ser enviadas até 9 de agosto, pelo WhatsApp no Grupo dos Diretores ou pelo e-mail dters@spgg.rs.gov.br

Finalizando a reunião, o Diretor de Gestão de Serviços Complexo Administrativo, Rômulo Campos, abordou os assuntos gerais; entre eles, a recomendação de que os órgãos iniciem o seu pré-inventário com vistas ao inventário anual, que deve ocorrer em outubro.

Fórum de DAs

Criado em setembro de 2019, o Fórum de Diretores Administrativos se consolidou como espaço para debate das iniciativas em andamento no Estado. As reuniões, realizadas de forma virtual desde o início da pandemia, ocorrem uma vez ao mês.

A próxima edição será no dia 2 de setembro, às 10h.

Texto: Anelise Rublescki / Ascom SPGG

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