Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Gestão do ponto e controle da efetividade são temas de encontro na Seplag

Publicação:

Realização das oficinas foi uma iniciativa da Escola de Governo (EGov) em parceria com o Dearh
Realização das oficinas foi uma iniciativa da Escola de Governo (EGov) em parceria com o Dearh - Foto: Vagner Benites, Ascom/Seplag
Por Vagner Benites, Ascom Seplag

As dúvidas das chefias sobre questões relacionadas à gestão do ponto das equipes foram abordadas nesta terça-feira (12/02) em oficinas promovidas pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF). Divididos em duas turmas, uma destinada aos gestores na Seplag e outra aos responsáveis pelos departamentos de Recursos Humanos dos demais órgãos e secretarias do governo estadual, os servidores puderam dialogar, relatar as principais dificuldades e ouvir as orientações da analista do Departamento de Recursos Humanos da Seplag (Dearh), Caroline Assmann.

A realização das oficinas foi uma iniciativa da Escola de Governo (EGov) em parceria com o Dearh e buscou atender uma demanda reforçada a partir da adoção do ponto eletrônico por novas secretarias, em novembro de 2019.

"Foi um encontro muito produtivo para tirar as dúvidas dos responsáveis pelo controle da efetividade e evitar a ocorrência de problemas que possam prejudicar os servidores. A partir destas oficinas, os chefes serão agora multiplicadores destas informações em seus setores", explica Carolina.

O novo sistema de controle da efetividade dos servidores começou a ser implantado em fevereiro de 2018, inicialmente na antiga Secretaria de Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh), que, em 2019, foi incorporada à Seplag. A partir de então, outras secretarias e órgãos passaram a utilizar o sistema eletrônico.

EGov

A oficina sobre o controle da efetividade estava no cronograma de capacitações da EGov para 2020. Segundo a coordenadora da Escola de Governo, Anelize Davila Ferreira, com a grande demanda por orientações o encontro acabou sendo adiantado.

"Novas dúvidas foram apresentadas pelos colegas hoje, o que demonstra a importância de realizarmos este tipo de oficina. Com a expansão do sistema eletrônico, novos encontros com este tema serão promovidos ao longo do ano", ressaltou.

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão