Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Governo estadual abre concurso com 53 vagas para Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão

Publicação:

concursos públicos spgg concurso

O governo do Rio Grande do Sul publicou nesta sexta-feira (22/10) o edital de abertura de concurso público para a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). Ao todo, são 53 vagas para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Gestão (APOG), sendo seis destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) e oito para Pessoa Negra ou Parda (PNP). Para uma carga horária de 40 horas semanais, a remuneração é de R$ 7.345,12 e, para concorrer, o(a) candidato(a) deve ter Ensino Superior Completo em qualquer área.

As inscrições foram abertas nesta sexta-feira e seguem até o dia 22 de novembro pelo site da Fundatec, banca selecionada para a organização do concurso. O valor da taxa de inscrição é de R$ 211,22.

Para o secretário da SPGG, Claudio Gastal, os profissionais que atuam neste cargo têm um papel fundamental, uma visão transversal das ações e projetos do Estado do Rio Grande do Sul. “Ele é colocado nas secretarias fins e colabora na temática de planejamento, orçamento e gestão, captação de recursos, acompanhamento de projetos. É uma oportunidade para a população, para os profissionais do Rio Grande do Sul e de todo o Brasil, mas é também atender uma demanda antiga que é a reposição de quadros. Historicamente, o Estado, além das dificuldades financeiras que enfrentou, teve uma saída grande de pessoas que se aposentaram ou que se retiraram do quadro e nós necessitamos desta reposição para qualificar os serviços e, com isso, atender as demandas da população”, afirma.

A seleção está agendada para o dia 9 de janeiro de 2022 em Porto Alegre (RS) e contará com duas provas. A teórico-objetiva terá um total de 100 questões, divididas em Língua Portuguesa (10), Raciocínio Lógico e Estatística (10), Direito Administrativo e Constitucional (10), Governança e Gestão (40) e Planejamento e Orçamento Público (30). Já a prova dissertativa será composta de uma questão, na qual o(a) candidato(a) precisará se posicionar com um texto entre 15 e 30 linhas a respeito de um tema relacionado ao ramo de Governança e Gestão ou Planejamento e Orçamento Público. Conforme o edital, serão corrigidas as Provas Dissertativas dos(as) 200 primeiros(as) candidatos(as) classificados(as) na prova teórico-objetiva.

Após a homologação, o concurso terá validade de dois anos, prorrogáveis por mais dois. Os(as) candidatos(as) aprovados(as) serão chamados no período segundo as necessidades da SPGG.

- Mais informações podem ser consultadas no site da Fundatec.

APOGs

Os APOGs são responsáveis pela execução de atividades e competências principalmente nas áreas de planejamento, gestão de projetos, captação de recursos e orçamento. Hoje, a SPGG conta com 77 destes analistas no quadro.

Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão