Laboratórios Públicos de Inovação do Estado lançam manifesto no South Summit Brazil 2023

.
. - Foto: Foto: Maurício Tonetto/Secom
Por Foto: Maurício Tonetto/Secom

Manifesto foi construído coletivamente e aponta a necessidade de criação de um ecossistema de inovação no setor público.

Na manhã desta sexta-feira (31/3), a Rede de Laboratórios Públicos do Rio Grande do Sul (RedeRS.Labs) lançou um manifesto durante o último dia do South Summit Brazil. Na ocasião, representantes do coletivo – formado, entre outros, por laboratórios de inovação ligados a órgãos do governo estadual, Poder Judiciário, Ministério Público e prefeituras do Estado – assinaram o documento, que busca sensibilizar sobre a importância da criação de um ecossistema de inovação no setor público e tornar o Estado uma referência na prestação de serviços e geração de impactos sociais.

A busca de soluções inovadoras, o compartilhamento de boas práticas, a cultura para a inovação e a participação social são alguns dos eixos de atuação da RedeRS.Labs, que foi criada a partir de conexões durante a edição do South Summit Brazil de 2022. O lançamento do manifesto, no RS Innovation Stage, contou com a participação do governador Eduardo Leite e do vice-governador Gabriel Souza.

"Projetos como este são fundamentais para que o Estado siga avançando e olhando para o futuro. E o serviço público tem de estar atuando nesse processo de inovação. Será a partir da mobilização de todos que conseguiremos um desenvolvimento econômico mais harmonioso para o Rio Grande do Sul", destacou o governador.

O diretor do Departamento de Governança e Inovação em Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Jeferson Padilha, conduziu o evento e ressaltou que as relações construídas podem gerar benefícios à sociedade gaúcha. “Hoje celebramos o ato de assinatura do manifesto, construído coletivamente, e que simboliza nossa mobilização a favor da inovação, da melhoria dos serviços públicos e do desenvolvimento socioeconômico estadual”, afirmou Padilha.

Pelo governo do Estado, estiveram presentes também as secretárias de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans; de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp; e da Educação, Raquel Teixeira; além do procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa. Representantes do Tribunal de Contas do Estado, Procergs, Brigada Militar, Procempa, Tribunal de Justiça Militar, Banrisul, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do RS, Justiça Federal da 4ª Região, Tribunal Regional do Trabalho, Tribunal de Justiça do RS, Tribunal Regional Federal, Badesul e das prefeituras de Canela, Porto Alegre e Caxias do Sul também assinaram o documento.

Manifesto dos Laboratórios Públicos de Inovação do RS

Texto: Vagner Benites/Ascom SPGG