Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Políticas públicas antidiscriminatórias são abordadas em palestra na SPGG

Publicação:

egov  escola de governo

Somos engrenagem nessa máquina que, diariamente, reproduz e reforça discriminações e exclusões, ainda que “não intencionais”. A afirmação foi feita pela servidora pública estadual Ana Júlia Possamai, analista pesquisadora em Ciência Política, durante a palestra Políticas públicas antidiscriminatórias: e eu com isso?Transmitida online na tarde desta sexta-feira (3 de dezembro), a apresentação foi uma parceria entre o Comitê de Antidiscriminação Racial do Rio Grande do Sul e a Escola de Governo (Egov), vinculada à Subsecretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG).

Mestre e doutora em Ciência Política, Ana Júlia definiu as discriminações como atos que impactam desproporcionalmente grupos específicos, levando a desvantagens no acesso a seus direitos. A pesquisadora citou racismo (étnico e racial), classicismo, sexismo, capacitismo, etarismo, homofobia, transfobia, gordofobia, xenofobia, intolerância religiosa, antissemitismo, entre outras discriminações, e chamou atenção para as interseccionalidades entre elas. Trata-se da sobreposição de marcadores sociais que agudizam a discriminação e a exclusão, como, por exemplo, no caso de mulheres negras, que sofrem com racismo, preconceito de gênero e opressão de classe.

Dirigida especialmente a servidores públicos do executivo estadual e com o subtítulo “Uma proposta para o (re)desenho de políticas públicas com atenção aos diferentes grupos da sociedade”, a palestra foi transmitida pela plataforma Cisco Webex e começou com uma audiodescrição, em que Ana Júlia buscou justo evitar a exclusão de pessoas com dificuldades para vê-la. A antidiscriminação e a inclusão devem ser uma agenda transversal, disse a pesquisadora, e todas as ações governamentais devem contribuir para essa agenda, cabendo a cada qual a busca pela eliminação de desvantagens de base existentes entre os grupos.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão