Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Projeto RS Biodiversidade consolida lista de espécies exóticas invasoras

Publicação:

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do projeto RS Biodiversidade, iniciou a última etapa de umas das mais importantes pesquisas voltadas à preservação da fauna e da flora gaúcha. Trata-se da lista das espécies exóticas invasoras no Rio Grande do Sul, que deve ser consolidada até novembro deste ano. "As invasões biológicas são a segunda causa de perda de biodiversidade no mundo, daí a necessidade de contarmos com um levantamento preciso sobre essas espécies", destaca a engenheira florestal Sílvia Ziller, coordenadora do estudo e consultora do RS Biodiversidade.

Para tanto, o projeto promoveu um amplo trabalho de especialistas ligados à Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Fundação Zoobotânica (FZB), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e universidades. A atividade desse grupo levou em consideração outros estudos e promoveu consultas a pesquisadores envolvidos com o tema.

Listagem
Ao término dessa primeira fase, foi elaborada uma listagem prévia que, recentemente, passou por mais uma ampla análise técnica durante oficina da qual participaram cerca de 60 especialistas em plantas e animais - incluindo peixes, vertebrados terrestres, invertebrados terrestres e invertebrados aquáticos. Nesse encontro, foram apresentadas novas contribuições ao levantamento que, agora, estão em análise dentro do RS Biodiversidade. Também foram reconhecidos os Marcos Legais (federal, estadual e municipal) referentes a essas espécies.

Exóticas invasoras
De acordo com a Convenção da Diversidade Biológica, aprovada pelo Decreto Legislativo nº 02 de 03/02/1994 e promulgada pelo Decreto nº 2.519 de 16/03/1998, são consideradas espécies exóticas invasoras aquelas cuja introdução ou dispersão ameaçam ecossistemas, ambientes ou outras espécies.

Ameaças
Entre os animais considerados como ameaças à biodiversidade do Rio Grande do Sul, estão o mexilhão dourado (Limnoperna fortunei), o javali (Sus scrofa) e a rã touro (Lithobates catesbeianus). Uva do Japão (Hovenia dulcis), ligustro (Ligustrum lucidum) e capim annoni (Eragrostis plana) são alguns exemplos de plantas exóticas invasoras.

Estratégico
O RS Biodiversidade é um dos projetos estratégicos do Governo do Estado e incentiva a produção sustentável no meio rural, em especial na agricultura familiar. Coordenado pela Sema, o projeto é executado em parceria com a FZB, Fepam e Emater.

Texto: Hélio Gama Neto
Foto: Magno Segalla
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão