Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Qualifica RS divulga selecionados e abre inscrições para novos cargos no governo

Programa pioneiro de seleção por competência está com quatro vagas abertas para atuação na Secretaria de Planejamento

Publicação:

Novidades foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, em evento virtual
Novidades foram divulgadas na manhã desta segunda-feira, em evento virtual - Foto: Vagner Benites/Ascom SPGG

Pioneiro desde o ano passado na seleção por competência para funções estratégicas junto ao governo do Estado, o programa Qualifica RS alcança sua quarta edição ao abrir o processo para quatro novos cargos junto à secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG). O prazo de inscrições teve início nesta segunda-feira (10/08) e todas as vagas estão abertas a profissionais dos setores público e privado.

Ao mesmo tempo que anuncia as novas oportunidades, o programa divulga os selecionados da etapa anterior, quando foram definidos os profissionais que passam a assumir a direção do Departamento de Obras Públicas da Secretaria de Obras e Habitação (SOP) e a chefia da Divisão Médico-Pericial junto ao Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest/Seplag).

As novidades foram divulgadas nesta manhã, durante evento virtual que contou com as presenças do secretário José Stédile (SOP) e do secretário adjunto de Gestão da SPGG Marcelo Alves. Para a chefia da Perícia-Médica foi selecionado o ortopedista Thiago Farias Bujes. Capitão médico da Brigada Militar desde 2017, ele atua como perito e auditor do IPE Saúde há quatro anos e tem pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia e em Cirurgia do Ombro, Cotovelo, Artroscopia e Medicina do Esporte.

Também selecionada na terceira etapa do Qualifica RS, a arquiteta e urbanista Caroline Rigon Benedetti será a nova diretora de Obras da SOP. Com mestrado em Arquitetura, tem experiência recente no setor público e na iniciativa privada. Em 2018, foi premiada no concurso internacional Ideas Forward com Proposta para a Favela da Rocinha no Rio de Janeiro.

 "O Qualifica RS significou uma quebra de paradigmas, umas nova visão de Estado. É um belo exemplo que o governo está dando para aprimorar a gestão pública e, com isso, preparar o Estado para melhor atender a população, que é o nosso principal objetivo", destacou Stédile.

 "Fico muito feliz, muito satisfeito com os rumos e a musculatura que o Qualifica ganhou dentro do Estado. Hoje, qualquer secretaria que precisar de profissionais dentro do corpo técnico, nós estamos habilitados a atuar. É um processo que revaloriza a área de gestão de pessoas", ressaltou Alves.

O processo de escolha dos novos titulares para os dois cargos foi a segunda experiência conduzida diretamente pela equipe interna da Secretaria, sob a coordenação da diretora do Departamento de Recursos Humanos do Estado (Dearh/Seplag), Andrea Quadros Pasquini. Ela salienta que nessa última edição, o programa contou com parcerias externas na etapa de entrevistas dos candidatos de técnicos do Tribunal de Contas do estado (TCE) do Serviço de Perícias Médicas (SPM).

 "As parcerias externas propiciam trocas de aprendizados essenciais para a otimização do modelo de seleção, além de reforçar e fomentar a rede de gestão estratégica de pessoas com um novo olhar agregador", afirmou Andrea. 

 Novas vagas 

A quarta edição do Qualifica RS tem por objetivo escolher a nova direção a Escola de Educação Infantil do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Esadi/CAFF), bem como da coordenação pedagógica da instituição que recebe filhos de servidores públicos. Outras vagas com inscrições abertas são para a direção do Departamento de Governança de Tecnologia  da Informação e Comunicação (DGTIC/SPGG) e chefe da Divisão de Planejamento de Recursos Humanos do Estado (DIRHU/SPGG). Todas as oportunidades são abertas para profissionais da administração pública, iniciativa privada e do chamado Terceiro Setor.

 Os profissionais serão selecionados após uma série de etapas, como análise de currículo, mapeamento de perfil, aderência e crenças, além de entrevista por competências, avaliações com especialistas nos temas dos cargos a serem preenchidos. Desde a inscrição, todas as etapas são acompanhadas de forma online, por meio do site qualificars.rs.gov.br.

 Parceria

 O Qualifica RS surgiu a partir de uma cooperação técnica com a Fundação Lemann, representando uma aliança de organizações do terceiro setor, formada por Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República. No RS, já foram selecionados perto de 40 pessoas postos de liderança, em especial nas áreas da educação, gestão de pessoas e patrimonial. Desde a segunda edição, o programa é desenvolvido por umas equipe interna do governo.

Texto: Pepo Kerschner, Ascom/SPGG

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão