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Relatório completo da Avaliação de Resultados do Programa Todo Jovem na Escola é divulgado

Publicação:

Foi publicado o relatório completo da Avaliação de Resultados do Programa Todo Jovem na Escola, referente aos dois primeiros anos. O Programa foi lançado pelo governo do Estado no final de 2021, buscando contribuir com a permanência e a conclusão do Ensino Médio pelos jovens em situação de vulnerabilidade social, por meio da transferência de auxílio financeiro aos estudantes da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul. As melhorias implementadas no modelo do Todo Jovem na Escola a partir de 2024 serão analisadas posteriormente. 

O trabalho foi elaborado pela Divisão de Acompanhamento e Avaliação de Políticas Públicas do Departamento de Planejamento Governamental (SUPLAN/SPGG), em parceria com o Centro de Educação Baseada em Evidências da Secretaria de Educação. Inicialmente, são apresentadas as principais características dos alunos que compõem o público-alvo do Programa, como raça/cor, sexo, idade, série do Ensino Médio e residência em área urbana ou rural. Além do perfil dos estudantes, destaca-se a avaliação de resultados considerando dois indicadores, taxa de abandono e taxa de não conclusão, comparando-se os participantes do programa com os não participantes, nos anos de 2022 e 2023. Também são apresentadas análises que permitem verificar os fatores que estão associados ao abandono escolar ou cancelamento, entre outros. 

Os resultados dessa avaliação reforçam a importância do Todo Jovem na Escola, dado que os participantes do Programa apresentaram taxas de abandono e de não conclusão menores do que os não participantes. Ressalta-se, também, que os não participantes têm 14% mais chances de abandonar os estudos do que os participantes do Programa em 2022. Dessa forma, o trabalho realizado busca auxiliar no aperfeiçoamento da política, viabilizando a gestão baseada em evidências. 

Entre os alunos que participaram do Programa em 2022, 97,7% permaneceram em 2023, ou seja, 44.144 alunos. Dos alunos que não haviam participado em 2022 (13.887), 47,2% passaram a participar em 2023. 

Texto: SPGG 

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