Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Sobre o Office 365

No caminho para unificar as plataformas de comunicação e colaboração utilizadas pelos servidores (as), ampliando a oferta de ferramentas para integração das operações de trabalho, está em fase de implantação no governo estadual o pacote de serviços do Office 365, da Microsoft

A solução vai representar a possibilidade de uso de ferramentas e aplicativos para integrar operações básicas de trabalho, desde edição de texto, planilhas de cálculos e apresentações até o uso de e-mails, calendários, chamadas de áudio e vídeo, compartilhamento de documentos, entre outros. O Office 365 é uma versão baseada na nuvem, ou seja, pode ser acessado de qualquer lugar, compartilhado e editado por vários membros da mesma equipe, do pacote de aplicativos fornecidos pela Microsoft, que inclui cerca de 25 programas, entre eles os conhecidos Word, PowerPoint e Excel (Pacote Office).

O principal impacto imediato no processo se dará com a alteração na ferramenta oficial de acesso a e-mails usada pelos (as) servidores, com a substituição do atual Expresso para o Outlook, da Microsoft. Na prática, as caixas de e-mails serão migradas e o acesso à ferramenta de e-mails se dará pelo novo aplicativo. Além do Outlook e do pacote Office, o Teams, programa para realização de reuniões virtuais, chamadas de voz e chat, e o One Drive, serviço para armazenamento de documentos e compartilhamento, estão entre as principais possibilidades de uso a partir da implantação.

Para dar início ao processo de migração, foram selecionados pontos focais em cada secretaria e órgão da administração direta e indireta, servidores (as) que serão as referências e atuarão como facilitadores junto aos (às) demais. 

A seleção do serviço da Microsoft foi definida pela equipe técnica da Procergs, em um processo que teve início ainda em 2019. A empresa de tecnologia do governo estadual implementou o pacote ainda em 2021 e para 2022 as secretarias e órgãos da administração direta e indireta passarão pela mesma transição, o que representará a mudança para cerca de 50 mil servidores.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão