Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Teletrabalho sob o viés humano marca debate do Esse papo me interessa

Publicação:

-
-

O ciclo de debates Esse papo me interessa, organizado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), abordou, na tarde desta sexta-feira (27 de agosto), Teletrabalho e o tempo sob o viés humano. Transmitido ao vivo pelo YouTube, o encontro teve como palestrantes o engenheiro e filósofo Fabiano Camilo e a médica e professora Sofia Bittencourt. A abertura ficou a cargo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e houve participação de servidores, que relataram ganhos quanto à gestão de tempo no trabalho remoto.

A importância de darmos um sentido ao que fazemos foi destacada pelos palestrantes, ambos voluntários na organização internacional sem fins lucrativos Nova Acrópole. Para evitar o aprisionamento que podem significar aplicativos como WhatsApp, Sofia lembrou que cabe a cada um estabelecer limites, horários, regras. "Depende de nós se vamos empregar o tempo de forma positiva ou apenas deixar que ele passe”, acrescentou. A médica também aconselhou um certo nível de independência psicológica das coisas: “somos algo além de nossas questões econômicas, de carreira”.

Camilo valeu-se do conceito grego de tempo para defender o equilíbrio entre dois aspectos: o cronológico, (Cronos), e o da oportunidade (Kairós), representando a qualidade do tempo vivido, algo que não pode ser medido através de números. Além de dar significado a tudo que fazemos, ele sugeriu que se dê espaço a cada coisa, sabendo compartimentar o tempo.

Com mediação da diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do Rio Grande do Sul, Andrea Pasquini, o ciclo teve participação da subsecretária de Gestão de Pessoas da SPGG, Iracema Castelo Branco, que ressaltou o quanto é importante cada um dar o melhor de si, mas sem autocobranças quanto a resultados. A Escola de Governo (EGov) fornecerá certificado de participação àqueles que fizeram inscrição prévia e registro de presença durante o evento.

- Clique aqui e confira a íntegra do evento

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão