Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Terceirizados da limpeza recebem orientação sobre reciclagem de lixo

Publicação:

O educador ambienal do DMLU, Coimbra, falou da importância da conscientização da população em educação ambiental
O educador ambienal do DMLU, Coimbra, falou da importância da conscientização da população em educação ambiental - Foto: Juliana Roll - Ascom/Smarh

A Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (Smarh) promoveu, nesta sexta-feira (12), o curso "Chega de Lixo: trilhando os caminhos da preservação" para cerca de 80 funcionários de empresas terceirizadas que executam a coleta de lixo nas dependências do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). O educador ambiental do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Marcelo Coimbra, proferiu palestra com o objetivo de sensibilizar e conscientizar as pessoas para a preservação do meio ambiente, a partir do descarte correto de resíduos.

O secretário adjunto da Smarh, Leandro Balen, que fez a abertura do evento, destacou a importância dessa iniciativa da Assessoria Técnica e do Dcaff em promover a palestra. “ A reciclagem de resíduos é uma questão de saúde pública, que está relacionada com a qualidade de vida de todos nós. E esse conhecimento vai possibilitar que sejamos agentes multiplicadores do processo de reciclagem do lixo orgânico e reciclável”, destacou Balen.

O educador ambiental do Serviço de Assessoria Socioambiental (Sasa) do DMLU abordou sobre os tipos de lixo (orgânico, reciclável e de logística reversa) e o destino dos mesmos. Também informou que, somente em Porto Alegre são coletadas em média 2 mil toneladas de lixo por dia e que uma garrafa PET não reciclada corretamente vai levar, em tese, de 400 a 600 anos para se decompor em um aterro sanitário. “Então a saída é a conscientização da população em separar o lixo por meio de um processo de educação ambiental”, finalizou Coimbra.

Durante a palestra, ainda foi realizada uma dinâmica com o público para verificar se conseguiu entender a diferenciação do lixo orgânico, do reciclável e de logística reversa (consiste na devolução dos produtos adquiridos no próprio comércio, como: pilhas, lâmpadas fluorescentes, vidros de medicamentos). Para finalizar, foi apresentado pela equipe técnica do DMLU o Programa Faxinando, um teatro interativo que abordou as questões do lixo.

Para complementar, estão previstas para o próximo dia 26, visitas aos departamentos da Smarh, ocasião em que uma equipe de organizadores dessa ação e técnicos do DMLU vão realizar esclarecimentos sobre o tema.

 

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão