Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Uma atuação mais eficaz virá com correta avaliação das políticas públicas, aponta Leany Lemos

Publicação:

"Semana de Avaliação – Aproximando atores para avaliação de políticas públicas do RS" encerrou nesta quarta-feira, no Caff
"Semana de Avaliação – Aproximando atores para avaliação de políticas públicas do RS" encerrou nesta quarta-feira, no Caff - Foto: Carolina Greiwe Ascom/Seplag
Por ASCOM/SEPLAG

“Por vezes se gasta mais num programa sem saber se estamos alcançando os objetivos almejados. Teremos uma atuação mais eficaz na medida que tivermos o monitoramento das políticas públicas incorporado no nosso dia a dia.” A manifestação é da secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), Leany Lemos, no encerramento, nesta quarta-feira (4/9), da "Semana de Avaliação – Aproximando atores para avaliação de políticas públicas do RS", evento organizado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Na visão da secretária, um projeto de governo fica mais suscetível a cortes de verbas em períodos de crise fiscal quando não tem a avaliação dos seus resultados.

Com duração de três dias, o evento reuniu painéis sobre as áreas de educação, saúde básica, assistência social, segurança e de desenvolvimento econômico. A abertura da Semana de Avaliação, na última segunda-feira (2/9), ocorreu no auditório do TCE, com a conferência do economista Naércio Menezes Filho, coordenador do Centro de Políticas Públicas (CPP) do Insper. Entre os convidados do seminário destaque para as participações do economista e executivo da Direção de Avaliação de Impacto e Aprendizagem de Políticas, da Corporação Andina de Fomento (CAF), Eduardo Fagre, e do coordenador de campo do Banco Mundial/Bird, Rafael Dantas, cujas palestras aconteceram também nesta quarta-feira, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).

No encerramento da Semana de Avaliação estiveram presentes o diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do TCE, Sandro Bergue, e o secretário-adjunto de Planejamento e Orçamento da Seplag, Gilberto Pompílio Filho. O evento contou com o apoio da Assembleia Legislativa, da Subsecretaria do Tesouro do Estado e universidades.

Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão