Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Planejamento, Governança e Gestão

Início do conteúdo

Unidade do Tudo Fácil no Centro de Porto Alegre é inaugurada

Espaço estará aberto ao público a partir de quarta-feira (7)

Publicação:

Participantes da solenidade destacaram localização estratégica da nova unidade, que deve realizar 20 mil atendimentos por mês
Participantes da solenidade destacaram localização estratégica da nova unidade, que deve realizar 20 mil atendimentos por mês - Foto: Gustavo Mansur/Secom
A unidade do Tudo Fácil do Centro de Porto Alegre foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (6/2). Localizada no POP Center (Júlio De Castilhos, 235 - 3º andar), a Central de Serviços ao Cidadão irá oferecer mais de 90 serviços presenciais ofertados por diferentes órgãos públicos e privados, como o Instituto Geral de Perícias (IGP), DetranRS, IPE Prev, IPE Saúde, Corsan, CEEE Equatorial e serviços da Prefeitura da Capital (DMAE, IPTU e 156), dentre outros. O espaço de 669m² estará aberto ao público a partir de quarta-feira (7) e contará com 37 guichês com estimativa de 20 mil atendimentos mensais na unidade.

A cerimônia contou com a presença do governador Eduardo Leite, da secretária de Planejamento, Governança e Gestão, Danielle Calazans, da CEO do Pop Center, Elaine Deboni, e do prefeito de Porto Alegre em exercício, Mauro Pinheiro.

“O Tudo Fácil é o governo mais próximo do cidadão. Temos nessa nova unidade mais de 100 pessoas trabalhando em um ambiente que, além de oferecer serviços presenciais de forma ágil e descomplicada, também orienta, acolhe, resolve e ensina as pessoas a usar as plataformas digitais. Nosso governo é o que mais oferece serviços digitalizadas no Brasil, e aqui as pessoas também encontram a orientação para resolver tudo de forma mais prática nos canais do governo”, ressaltou o governador Eduardo Leite durante a abertura.  
 
A escolha do espaço da região central de Porto Alegre dá continuidade à estratégia do governo do RS, por meio da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), de instalar as unidades do Tudo Fácil junto a centros comerciais de grande circulação das cidades. Na capital, a sede central se soma às outras duas unidades em funcionamento, nas zonas Norte e Sul da cidade. 
 
"O centro de Porto Alegre é uma referência para a população de todo o estado. Estar presente aqui é fundamental para marcar a proximidade do governo com as pessoas e reforça a nossa estratégia de promover cada vez mais inclusão, com foco na qualidade dos serviços ao cidadão", destaca a secretária Danielle Calazans.  
 
Coordenada no governo estadual pela SPGG, a implantação da nova unidade contou ainda com o apoio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP), que desenvolveu o projeto arquitetônico e mobiliário, da Secretaria da Comunicação (Secom), responsável pela identidade visual, e da Procergs para a instalação da rede lógica e elétrica.  
 
A administração estadual investiu R$ 940 mil na estrutura e instalações necessárias para a oferta dos serviços na nova sede e 132 profissionais terceirizados foram contratados. O Pop Center, parceiro do governo nesta unidade, foi o responsável pelo investimento na execução da obra civil, e de todos os projetos complementares, como o hidrossanitário, elétrico, PPCI, acessibilidade e climatização.  
 
"A escolha dessa região para a instalação do Tudo Fácil foi uma boa escolha, uma região popular da cidade de Porto Alegre. Tenho certeza que vai trazer mais pessoas ainda para o Centro", afirmou o prefeito em exercício da Capital, Mauro Pinheiro. 
 
Além dos guichês para atendimento presencial, o Tudo Fácil Centro contará também com 10 computadores de autoatendimento, disponíveis para o cidadão acessar os 717 serviços estaduais disponíveis no portal rs.gov.br.  
 
"A chegada do Tudo Fácil no Pop Center é mais um passo que damos para seguir no nosso propósito de auxiliar na vida das pessoas", afirma a CEO do Pop Center, Elaine Deboni.  
 
Horário de funcionamento  
 
O Tudo Fácil do Centro funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 9h às 13h.  
 
Na primeira semana de atividades, a unidade contará com horário especial de atendimento. De quarta a sexta-feira (9/2), o espaço funcionará das 8h às 18h e, após o feriado de Carnaval, abrirá as portas na Quarta-feira de Cinzas (14/2), das 13h às 19h. A partir da próxima quinta-feira (15), os trabalhos iniciam no horário definitivo de funcionamento, das 7h às 19h.  
 
Tudo Fácil  
 
Com 25 anos de atividades no Rio Grande do Sul, o Tudo Fácil teve sua primeira unidade inaugurada em Porto Alegre em 1º julho de 1998. Além das três sedes e do espaço de autoatendimento situado no Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), na capital, a Central de Serviços ao Cidadão conta ainda com unidades nas cidades de Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas e Rio Grande. 
 
Texto: Vagner Benites, Ascom/SPGG
Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão