Covid-19: Servidores da Seplag terão serviço virtual de acolhimento e orientações médicas

Atendimento será feito pela equipe do Programa de Saúde dos Servidores Públicos (Proser) e médicos da Perícia

Por Vagner Benites, Ascom Seplag

O combate ao novo coronavírus (Covid-19) gerou uma mudança brusca na rotina das populações em todo o planeta. Em meio a tantas incertezas, é normal que sentimentos de dúvida, medo e ansiedade surjam e afetem o dia a dia das pessoas. Atenta a este impacto no cotidiano, a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) lançou nesta segunda-feira (06/04) um novo serviço de acolhimento virtual e orientações médicas destinado aos servidores da pasta.

O serviço será executado pelo Programa de Saúde dos Servidores Públicos (Proser), do Departamento de Perícia Médica e Saúde do Trabalhador (Dmest), de maneira virtual. De acordo com a diretora do Dmest, Carla Martin Bravo, o projeto buscará atuar de forma preventiva como um canal de apoio neste momento de vulnerabilidade mental e física dos trabalhadores. "Esta nova modalidade de atendimento foi criada pensando em trazer bem estar e mais saúde aos servidores neste novo momento em que estamos passando por uma mudança nas nossas rotinas de vida e trabalho", explica Carla.

Na avaliação da secretária Leany Lemos, a medida é mais uma etapa que está sendo adotada a partir das recomendações das autoridades sanitárias. "Inicialmente, buscando estruturar o suporte necessário ao teletrabalho, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e o necessário isolamento aos servidores que integram os grupos de risco da Covid-19. Agora,precisamos desse amparo profissional para esta nova realidade que estamos vivendo", acentuou ela.

Como funciona

Ao acessar o site planejamento.rs.gov.br/acolhimento o servidor terá duas opções de formulário para atendimento: um destinado para o acolhimento e outro para dúvidas médicas.

O primeiro deve ser preenchido para casos em que o servidor considere estar em alguma condição de dúvida, apreensão ou medo diante da atual situação. A partir da avaliação feita pelos profissionais, serão trabalhadas formas para aliviar o sofrimento emocional e auxiliar a enfrentar as mudanças provocadas pela pandemia do Covid-19. A diretora do DMEST ressalta que o serviço não é um substituto da psicoterapia e sim um momento para a escuta sensível.

O segundo formulário é destinado para quem tem dúvidas gerais sobre o Covid-19 e busca orientações sobre questões como o isolamento domiciliar e grupos de risco. Após o recebimento do formulário, a equipe médica do Dmest dará o retorno por e-mail. Já o serviço de acolhimento poderá atender via e-mail, videochamada ou na forma que o servidor ou servidora considerar mais conveniente.