RS Digital apoia municípios na oferta de serviços digitais aos cidadãos

Projeto oferecerá diagnóstico, treinamento e elaboração de plano de digitalização

Lançamento foi realizado durante a Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá
Lançamento foi realizado durante a Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá - Foto: Lucas Motzkus/SPGG

O governo do Estado lançou, no dia 14 de março, o projeto RS Digital, iniciativa que apoia os municípios gaúchos em sua jornada de transformação digital, oferecendo mais e melhores serviços à população. O lançamento foi realizado durante a Assembleia de Verão da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Xangri-Lá.

A adesão do primeiro grupo de municípios ocorrerá no South Summit Brazil 2023, evento que será realizado entre os dias 29 a 31 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Interessados devem acessar o site da iniciativa para obter mais informações e sinalizar a intenção de participar.

“O RS Digital se alinha ao propósito do rs.gov.br de ressignificar a relação dos cidadãos com o governo. Neste caso, com os governos municipais também”, afirmou o diretor-geral do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), Hiparcio Stoffel. “O Estado coloca toda a sua experiência em transformação digital para apoiar as cidades em suas jornadas.”

Ao aderir ao projeto, cuja estratégia é liderada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), os municípios passam a fazer parte da Rede RS de Governo Digital, por meio da qual obtêm apoio no diagnóstico digital, acesso a capacitações e auxílio na elaboração de um plano de governo digital. O objetivo é que cada prefeitura possa oferecer seu próprio portal de serviços digitais.

Atualmente, o rs.gov.br, plataforma unificada de serviços do governo do Rio Grande do Sul, disponibiliza 739 serviços estaduais, sendo 94% destes digitais. A média de acessos mensais aos serviços do Estado em todas as suas plataformas é de 5,5 milhões.

Durante o lançamento do RS Digital, foi assinada a adesão de Restinga Sêca, primeiro município a fazer parte da rede. A iniciativa conta com a parceria da Famurs, do governo federal (por meio do gov.br), do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs) e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP