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Contratos Transversais - STI

Serviços compartilhados
Serviços compartilhados

Para tornar mais eficiente a gestão dos contratos de serviços compartilhados por secretarias e órgãos do governo estadual, como é o caso dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a SPGG tem atuado para disponibilizar serviços compartilhados através da modalidade de Contratos de Serviços Transversais. 

Entre as vantagens do modelo estão a maior agilidade somada à redução de custos e de burocracia, além da liberação das secretarias e órgãos da administração estadual para o desenvolvimento de suas atividades-fim. 

Vantagens dos Contratos Transversais: 

- Simplificação das estruturas 
- Ganho em escala 
- Economia em despesas  
- Otimização de recursos 
- Gestão de dados e informações 
- Padronização dos atestes 

Solicitação de Serviços Transversais 

O Sistema de Demandas transversais – SDT é uma solução desenvolvida por uma parceria entre a Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital – STI e a PROCERGS com o objetivo de organizar e facilitar o fluxo de solicitação de serviços transversais de TIC.  
 

Atualmente o Sistema atende aos seguintes contratos:  

  • Licenças Microsoft 365 

  • Serviços Transversais Procergs 

Com o SDT, a necessidade de abrir um Processo Administrativo Eletrônico (PROA) para essas demandas foi eliminada, facilitando os trâmites administrativos. Agora, os órgãos do Estado podem desfrutar de um processo centralizado que reduz a complexidade e oferece uma experiência mais intuitiva, eficiente e ágil. 

Regulamentação  

Listamos abaixo as respectivas resoluções e decretos pertinentes aos serviços Transversais PROCERGS e contratações de licenças do pacote Microsoft: 

DECRETO Nº55.795 - Institui os Serviços Transversais de Tecnologia da Informação e Comunicação - STIC 

Resolução CGTIC Nº 02/2022 - Regulamenta o uso da Solução Transversal de Antivírus do Estado do Rio Grande do Sul  

Resolução CGTIC Nº 003/2022 - Regras de Uso do Office 365 
Portaria 75/2023 - Estabelece o rol de serviços, órgãos e entidades da administração pública estadual integrantes dos Serviços Transversais de TIC 

Para mais detalhes referente a licenças acesse a tabela clicando aqui. 

A seguir, apresentamos uma descrição detalhada dos serviços e licenças disponíveis, bem como o processo para realizar a solicitação: 

Orientações para solicitação: 

A solicitação de Serviços Transversais Procergs e licenças Microsoft 365 devem ser submetidas pelo setor de TI do órgão através do sistema de Demandas Transversais (SDT) constante na tela de serviços dentro do Portal Minha PROCERGS. 

Licenças Microsoft 365:                
 
                                             
Office 365: E um serviço de assinatura oferecido pela Microsoft que fornece acesso a várias aplicações e serviços de produtividade na nuvem, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneDrive, Teams, entre outros. As licenças do Office 365 são divididas em diferentes planos para atender a necessidades variadas de usuários individuais e empresas. 

Power BI: E uma plataforma de business intelligence da Microsoft que permite aos usuários criar relatórios interativos e dashboards a partir de várias fontes de dados. O Power Bi ajuda as empresas a analisar dados e tomar decisões em insights visuais. 

Observação: Para solicitar licenças Power BI é necessário ser designado como Facilitador de Dados através de abertura de PROA. Para mais informações referente a licenças Power Bi clique aqui. 

Power automate: E uma ferramenta que permite automatizar fluxos de trabalho e processos empresariais. Ela se integra a vários serviços e aplicativos, permitindo a criação de fluxos automatizados para tarefas repetitivas. 

Cada uma destas plataformas oferece uma variedade de licenças para se adequar a diferentes tamanhos de negócios e necessidades especificas. As opções de licenciamento são projetadas para fornecer flexibilidade e escalabilidade para a organização. 

Categorias e descrições das licenças do Pacote Microsoft 365:  

Abaixo apresentamos as seguintes descrições:

Serviços Transversais Procergs:  

Os serviços Transversais Procergs também estão disponíveis para solicitação através do SDT. O sistema permite solicitações de serviços essenciais de TIC para operações organizacionais, conforme itens descritos abaixo:

Contato:  

Para mais informações relacionadas a Licenças Power Bi e Facilitadores de Dados, entrar em contato com a Divisão de Inovação:  

Telefone: (51) 3288-1466  

Para mais informações relacionadas ao sistema SDT, entrar em contato através do endereço: 

Implementados

Objetivo: Renovação das licenças existentes e aquisição de novas licenças da solução de antivírus McAfeeEndpoint Threat Protection (ETP), por meio de Ata de Registro de Preços. 

Informações do Contrato

- Resolução CGTIC nº 02/2022 - Regulamenta o uso da Solução Transversal de Antivírus do Estado do Rio Grande do Sul

- Licenças:

Solicitação de licenças - Administração Direta

Para as demandas pontuais por novas licenças de antivírus não há necessidade de encaminhamento de solicitação para a SUAD/SPGG. Elas serão atendidas de forma automática, conforme procedimento técnico abaixo: 

Procedimento automático

- Portaria 75/2023 - Estabelece o rol de serviços, órgãos e entidades da administração pública estadual integrantes dos Serviços Transversais de TIC

Objetivo: Padronizar a solução de produtividade e colaboração para o Governo RS por meio de uma suíte de mercado? (clique aqui e conheça o projeto) 
 
- Informações do contrato 

Como acessar o serviço: 

- Contratação centralizada para a Administração Direta e individual para a Administração Indireta (disponibilização de ARP). 

- Ata de registro de Preços nº 002/2022 - ARP 002/2022 

- Prazo de vigência da ARP: 25/01/2023 

Solicitação de licenças complementares - Administração Direta 

Processo de Solicitação Licenças Microsoft 365: 


Para solicitar Licenças Microsoft, siga este processo para garantir eficiência e conformidade com as diretrizes estabelecidas: 

  1. Preenchimento de Nova solicitação: 

Colete as informações necessárias: Antes de iniciar sua solicitação, colete todas as informações necessárias sobre o repasse dos recursos para a SPGG (gestora do contrato transversal). Estas informações podem ser obtidas com a área financeira do seu órgão. 

Acesse o SDT e preencha o formulário de solicitação: O sistema é acessado pela área de TI, através do Minha PROCERGS com o mesmo usuário do SOEWEB. O formulário é composto por três abas para preenchimento de informações referentes ao Solicitante, Seleção das licenças a serem adquiridas e Recursos Orçamentários. É essencial que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos corretamente incluindo justificativa para que o sistema permita o envio da solicitação. 

Lembre-se de que o formulário pode ser salvo a qualquer momento para completá-lo posteriormente quando mais informações estiverem disponíveis.  

Finalize a solicitação: Quando todas as informações necessárias estiverem preenchidas, o botão de Enviar ficará habilitado para clicar. 

 Observação: Para solicitar licenças Power BI é necessário ser designado como Facilitador de Dados através de abertura de PROA. Para mais informações referente a licenças Power Bi clique aqui. 

  1. Validação: 

Uma vez enviada, a solicitação será recebida e revisada pelas áreas técnica e financeira da SPGG. Caso não seja possível a validação o pedido é devolvido com as orientações para ajustes, sendo necessário o reenvio após correções. 

  1. Aquisição: 

Após a validação, as solicitações de licenças são encaminhadas até o dia 20 de cada mês pela SPGG à fornecedora Brasoftware. 

Para garantir o andamento fluído do processo, é aconselhável que o órgão encaminhe o pedido até o dia 15 de cada mês. 

  1. Recebimento: 

A fornecedora realizará a ativação da licença no prazo de até 10 dias úteis.  

  1. Atribuição: 

Após a disponibilização das licenças pela fornecedora contratada, a PROCERGS realizará a atribuição da licença aos usuários e notificará através do SDT. 

  1.  Cobrança: 

Início da Cobrança: A cobrança do serviço inicia no mês subsequente à sua disponibilização. 

Nota: Certifique-se de que todos os detalhes e documentação necessários estejam corretos e completos para evitar atrasos no processo. 

 
Solicitações de Licenças Power BI (NK4-00002): 

Facilitador de Dados: 

Para solicitar licenças Power BI, é necessário ser designado como Facilitador de Dados, seguindo os passos descritos na página oficial com abertura de PROA: 
https://planejamento.rs.gov.br/facilitadores-de-dados-sti  

Concluída esta etapa do processo, a autorização para efetuar o pedido por meio do SDT ocorre de maneira automática, permitindo prosseguir com a solicitação normalmente. 

Para mais informações relacionadas a Licenças Power Bi e Facilitadores de Dados, entrar em contato com a Divisão de Inovação:  

Telefone: (51) 3288-1466  

Para mais detalhes referente a licenças acesse a tabela clicando aqui. 

Objetivo: Contratação de serviços de comunicação de dados, em uma rede corporativa WAN, para atendimentos aos órgãos do Estado?. 

- Informações do contrato

- Tabela de preços

Como acessar o serviço: 
Contratação centralizada (SPGG) Administração Direta e individual para a Administração Indireta (disponibilização de ARP).

- Orientações gerais

- Ata de registro de Preços nº 003/2022 - ARP 003/2022

Informações Celic

- Prazo de vigência: 28/01/2023

Declaração do ordenador de despesas

- Portaria 75/2023 - Estabelece o rol de serviços, órgãos e entidades da administração pública estadual integrantes dos Serviços Transversais de TIC

Objetivo: Simplificação do contrato e maior agilidade na contratação de novos serviços de TIC fornecidos pela PROCERGS. 

Processo de solicitação Serviços Transversais PROCERGS:

  1. Preenchimento de Nova Solicitação: 

Colete as informações necessárias: Antes de iniciar sua solicitação, colete todas as informações necessárias sobre o repasse dos recursos para a SPGG (gestora do contrato transversal). Estas informações podem ser obtidas com a área financeira do seu órgão. 

Acesse o SDT e preencha o formulário com os dados do serviço: O sistema é acessado pela área de TI através do Minha PROCERGS com o mesmo usuário do SOEWEB. 

Para o envio do pedido de um serviço, preencha as informações solicitadas nas duas abas disponíveis para inserção de informações incluindo justificativa. Fique atento aos campos obrigatórios para o envio.  

Lembre-se de que o formulário pode ser salvo a qualquer momento para completá-lo posteriormente quando mais informações estiverem disponíveis. 

Finalize a solicitação: Ao selecionar o serviço a ser contratado, o botão de Enviar para Elaboração de Orçamento ficará disponível para clicar. 

  1. Elaboração de Orçamento: 

Análise: O Analista de Negócio da Procergs designado para seu órgão receberá o pedido e irá elaborar o orçamento através do sistema. Com esta etapa finalizada, o pedido retorna ao solicitante para prosseguimento da etapa seguinte de preenchimento.  

  1. Recursos Orçamentários:  

Ao receber o orçamento finalizado se faz necessário o preenchimento da aba de recursos orçamentários. Certifique-se de que os dados inseridos estão corretos conforme orientações do seu setor financeiro. 

  1. Validação: 

Análise e Aprovação: Uma vez enviada após inserção de informações de recurso orçamentário, a solicitação será revisada pela área técnica e financeira da SPGG. Caso não seja possível a validação o pedido é devolvido com as orientações para ajustes, sendo necessário o reenvio após correções. 

  1. Implementação: 

Disponibilização do Serviço: A PROCERGS notificará a disponibilização do serviço via SDT. 

  1. Cobrança: 

Início da Cobrança: A cobrança do serviço começará no mês subsequente à sua disponibilização. 

Nota: Certifique-se de que todos os detalhes e documentação necessários estejam corretos e completos para evitar atrasos no processo.

Objetivo: Prestação de serviços de telefonia móvel, com fornecimento de aparelhos e/ou chips em comodato, por meio da Ata de Registro de Preços.

Como acessar o serviço:

Orientações Gerais - Telefonia Móvel Transversal
Ata de Registro de Preços - Telefonia Móvel Transversal

Em Planejamento

Objeto: Conjunto de tecnologias de hardware e software que possibilitam a criação e a manutenção de projetos com grande capacidade de processamento para análise de dados, Business Intelligence e ciência de dados.

Abrangência: Órgãos pertencentes ao STIC

Previsão: 2º semestre/2023

Objeto: Contratação de serviço integrado de segurança, incluindo monitoramento por circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de controle de acesso (SCA) e digital signage, caracterizado por operação em regime de tempo integral (24x7), composto por instalação, configurações, testes, treinamento, operação assistida, suporte técnico, manutenção preventiva e corretiva de toda solução instalada e o fornecimento de todos os equipamentos, softwares, recursos de rede, licenças de uso, recursos para armazenamento e funcionamento dos sistemas de uso sob o regime de comodato.


Abrangência: CAE-RS.
 
Previsão de início dos serviços: Primeiro trimestre de 2024.
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