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Planejamento, Governança e Gestão

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Planejamento de Serviços Transversais

O planejamento compreende a prospecção, avaliação e proposição de novas soluções de serviços transversais. Para isso, suas atividades consistem, entre outras, na execução de estudos para a proposição das possíveis soluções de serviços e para otimização daqueles já existentes, elaboração das especificações técnicas das contratações e acompanhamento, elaboração e validação dos artefatos de planejamento para contratos de serviços transversais e continuados no âmbito da SPGG.

Linha do Tempo dos Serviços Transversais 

Na figura abaixo é demonstrado o histórico dos serviços transversais compartilhados por secretarias e órgãos do governo estadual, os quais foram planejados pela Divisão de Planejamento e Contratação - Diplac, a partir da criação do Departamento de Contratos Transversais – Decon em fevereiro de 2021.  

Inicialmente, entre 2021-2022, foram concentrados esforços para a centralização dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC, considerando as carências identificadas e o grande potencial de ganhos de eficiência, melhorias na gestão de contratos e redução de custos.  

Em um segundo momento, entre 2023-2024, o foco foi direcionado para atendimento de demandas estruturais para o Complexo Administrativo do Estado – CAE/RS, objetivando proporcionar melhores condições de trabalho e maior segurança para os servidores e público frequentador do local. 

Linha do tempo projetos diplac
Base: Data de homologação para licitações e data de assinatura do contrato para contratações diretas.

Matriz e Níveis de Transversalidade 

A matriz de transversalidade foi elaborada pelo Decon no sentido de identificar a abrangência dos projetos planejados pelo departamento, em relação aos órgãos e secretarias do Estado do RS, possibilitando demonstrar o nível de transversalidade dos serviços. 

Nas figuras a seguir, visualiza-se a matriz de transversalidade com a atribuição de pontuação crescente da transversalidade de “0” a “2” para cada regra de negócio estabelecida, sendo que o somatório dos pontos resulta no nível de transversalidade de cada serviço. Quanto maior a pontuação do serviço, maior o nível de transversalidade, o que impacta diretamente o grau de complexidade.

matriz de transversalidade
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nivel de transversalidade dos projetos
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Serviços Implementados 

Fornecimento de serviços de informática para os órgãos da Administração do Estado beneficiados pelo Decreto 55795/2021, propiciando a simplificação do contrato e maior agilidade na contratação de novos serviços de TIC fornecidos pela PROCERGS. 

 Acesso ao serviço, via Subsecretaria de TIC e Digital: Contratos Transversais - STI - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão 

Serviços de Telefonia Fixa Comutada - STFC, nas modalidades Local, Longa Distância Nacional - LDN e Longa Distância Internacional – LDI para os órgãos presentes no CAE/RS. 

Renovação das licenças existentes e aquisição de novas licenças da solução de antivírus McAfee Endpoint Threat Protection (ETP), por meio de Ata de Registro de Preços.  

• Acesso ao serviço, via Subsecretaria de TIC e Digital: Contratos Transversais - STI - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão 

Serviços por subscrição de licenças de uso de software, por meio do pacote de serviços do Office 365 da Microsoft, objetivando padronizar a solução de produtividade e colaboração para o Governo RS, por meio de Ata de Registro de Preços. 

• Acesso ao serviço, via Subsecretaria de TIC e Digital: Contratos Transversais - STI - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão 

Contratação de serviços de comunicação de dados, em uma rede corporativa WAN, para atendimentos aos órgãos do Estado do RS, por meio de Ata de Registro de Preços. 

• Acesso ao serviço, via Subsecretaria de TIC e Digital: Contratos Transversais - STI - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Prestação de serviços de telefonia móvel, com fornecimento de aparelhos e/ou chips em comodato, por meio da Ata de Registro de Preços. 

• Acesso ao serviço, via Subsecretaria de TIC e Digital: Contratos Transversais - STI - Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão

Serviços de solução de vídeowall para videoconferência, incluindo a disponibilização, por meio de comodato, de monitores profissionais, estrutura de fixação, processador/gerenciador gráfico de imagens, software de gerenciamento gráfico, unidade de vídeo para sala de conferência, equipamentos de áudio para conferência, switch e rack. 

Prestação de serviços de copeiragem, de forma contínua, com fornecimento de mão de obra, equipamentos, materiais e insumos, a serem executados nas instalações que compõem o Complexo Administrativo do Estado do RS (CAE/RS). 

Prestação de serviços, sob demanda, de buffet dos tipos coffee-break e coquetel decorrentes de eventos institucionais realizados pelo Estado do Rio Grande do Sul, por meio de Ata de Registro de Preços. 

Locação do imóvel a saber: 11º Andar do Centro Empresarial Guaíba, situado na Av. Dolores Alcatraz Caldas, nº 90, com área privativa de 766m² (setecentos e sessenta e seis metros quadrados), bem como o direito ao uso de 14 (catorze) vagas de garagem indeterminadas, inscrito sob a matrícula nº 55.242, do Ofício de Registro de Imóveis – 5ª Zona, destinado ao uso e funcionamento temporário de órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul. 

Contratação de capacitação em “Gestão e Fiscalização de Contratos com Dedicação Exclusiva de Mão de Obra (DEMO) e Contratos de Obras e Serviços de Engenharia para agentes públicos do Rio Grande do Sul, realizada em formato presencial com três turmas, com carga horária total de 64 horas, e em formato EAD Autoinstrucional, com carga horária de 44 horas, para inserção e oferta na plataforma virtual da Escola de Governo do RS. 

Contratação de empresa especializada para a gestão integrada de serviços prediais na modalidade “facilities”, contemplando todas as atividades de manutenção de instalações civis, elétricas, hidráulicas, cabeamento estruturado, sistemas de climatização e ventilação, e equipamentos de transporte vertical, desinsetização, desratização, descupinização, fumigação e limpeza e  higienização dos reservatórios de água, prevenção e combate ao incêndio, atendimento móvel de emergências e urgências médicas pré-hospitalares na modalidade área protegida, a elaboração de planos de trabalho e manutenção, serviços sob demanda e a disponibilização de solução tecnológica, para apoio a gestão, controle e fiscalização contratual; incluindo todos os insumos, peças de reposição e demais materiais necessários. 

Serviços em Planejamento 

Contratação de serviço integrado de segurança, incluindo monitoramento por circuito fechado de televisão (CFTV), sistema de controle de acesso (SCA) e digital signage, caracterizado por operação em regime de tempo integral (24x7), composto por instalação, configurações, testes, treinamento, operação assistida, suporte técnico, manutenção preventiva e corretiva de toda solução instalada e o fornecimento de todos os equipamentos, softwares, recursos de rede, licenças de uso, recursos para armazenamento e funcionamento dos sistemas de uso sob o regime de comodato. 

 

Previsão de início dos serviços: Primeiro trimestre de 2025. 

Contratação de empresa de engenharia para a execução de serviços técnicos especializados, compreendendo a elaboração de projetos e análises nas especialidades requeridas, assessoria à fiscalização da Secretaria de Planejamento, Gestão e Governança (SPGG) sobre os serviços de empresas CONTRATADAS de obras e serviços de engenharia e manutenção do CAE/RS – Complexo Administrativo do Estado do Rio Grande do Sul, bem como de outros imóveis de missão crítica decorrentes de convênios que a SPGG possa vir a firmar com terceiros ou que se refiram a futuras instalações da SPGG, situadas no âmbito do CAE/RS 

  

Previsão de início dos serviços: Primeiro trimestre de 2025. 

Vislumbrando-se o potencial de evolução do nível de transversalidade de processos e serviços no Governo do RS, encontra-se em estudo o modelo de Centro de Serviços Compartilhados (CSC), o qual tem sido implementado com sucesso por empresas privadas e por alguns órgãos públicos. Em síntese o CSC consiste em centralizar atividades administrativas e operacionais que permitam ter seu desempenho processual aprimorado e controle por indicadores, otimizando a prestação de serviços e contribuindo para o fortalecimento das atividades finalísticas de cada órgão.   

 

Previsão de início dos serviços: Segundo semestre de 2025. 

Formulários

• Modelo de documento de formalização de Demanda

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