PED 2015-2030

Planos Estratégicos de Desenvolvimento Regional 2015-2030
O estímulo ao desenvolvimento regional se constitui em uma prioridade do Governo do Estado e um dos seus aspectos mais importantes é o planejamento. Na busca de estratégias e projetos de desenvolvimento para às regiões, foram elaborados os Planos Estratégicos de desenvolvimento 2015-2030 dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDEs). A iniciativa se soma às diversas ações já desenvolvidas Governo do Estado e oferece uma visão regional para sua qualificação.
A elaboração, de responsabilidade de cada COREDE, seguiu as diretrizes gerais da SPGG e uma metodologia comum para as 28 Regiões. Sua realização foi viabilizada por convênio celebrado SPPG e Fórum dos COREDEs, tendo iniciado em dezembro de 2015 e finalizado em setembro de 2017.
Os planos são uma contribuição dos COREDEs para o planejamento federal, estadual e municipal e também para os diferentes atores regionais preocupados com o desenvolvimento.
É composto por um amplo diagnóstico regional, por uma matriz de potencialidades, entraves, oportunidades e ameaças, por estratégias e por uma ampla carteira de projetos. Os projetos elaborados apresentam minimamente objetivos, justificativas, escopo, metas, órgãos intervenientes, cronograma e uma estimativa de recursos necessária para sua execução.
Além dos 28 planos, o documento Planos Estratégicos dos COREDEs 2015-2030: perspectivas estratégicas das regiões funcionais, condensa as principais prioridades elencadas por cada região.
ANEXOS
Plano Estratégico Alto da Serra do Botucarai
Plano Estratégico Campos de Cima da Serra
Plano Estratégico Fronteira Noroeste
Plano Estratégico Fronteira Oeste
Plano Estratégico Jacuí Centro
Plano Estratégico Médio Alto Uruguai
Plano Estratégico Metropolitano Delta do Jacuí
Plano Estratégico Noroeste Colonial
Plano Estratégico Rio da Varzea
Plano Estratégico Vale do Taquari